23/09/2013 | Segunda-feira | 11h53

Primeiro médico a trabalhar em Itaqui através do Mais Médicos é apresentado ao prefeito Gil e ao vice Celso

Renan Lopes de Vargas, de 24 anos, é natural de São Borja

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Renan (à dir.) conversa com Gil e Celso (em pé)

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho e o vice-prefeito Celso de Moraes Pinto conheceram, na manhã desta segunda-feira, 23, o primeiro médico a trabalhar em Itaqui através do Programa Mais Médicos, do governo Federal.

Trata-se do jovem Renan Lopes de Vargas, de 24 anos. Natural de São Borja, Renan estudou medicina na Fundación Hector A. Barceló, situada na cidade argentina de Santo Tomé, fronteira com São Borja, onde também deu seus primeiros passos na carreira. O jovem médico ainda trabalhou na província de Entre Ríos.

O contrato de trabalho de Renan é válido por três anos, podendo ser prorrogado por mais três. Durante esse período, ele receberá do governo Federal uma bolsa mensal de R$ 10 mil para trabalho com dedicação exclusiva para atenção básica no SUS. Ao município caberá custear seu transporte, moradia e alimentação, segundo o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde, Leonardo Betin, que foi quem apresentou o médico ao prefeito e ao vice. Renan deverá iniciar suas atividades na próxima semana, provavelmente no Centro de Saúde, conforme informou Leonardo.

O pai de Renan, o sr. Lerionço Vargas Neto, acompanhou o filho durante o encontro com Gil e Celso. Prefeito e vice desejaram bom trabalho ao jovem médico.