02/09/2013 | Segunda-feira | 11h47

Uruguaiana vence a 16ª Casilha na Linha Temática Farroupilha

Parceria entre Itaqui e São Luiz Gonzaga fatura o 1º lugar na Nativista Campeira

imprensa@itaqui.rs.gov.br

16 músicas foram defendidas nas linhas Temática Farroupilha (8) e Nativista Campeira (8)

Foto: Juliano Barbosa

A Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer realizou na sexta, 30, sábado, 31, e domingo, 1º, no Theatro Prezewodowski, a 16ª Casilha da Canção Farrapa, tradicional festival da música gaúcha, nascido no dia 19 de setembro de 1998, no qual os grupos participantes cantam as tradições e costumes do povo gaúcho e a histórica Revolução Farroupilha (1835-1845).

O evento, que teve grande presença de público, contou com a participação de grupos formados por letristas, músicos, instrumentistas e intérpretes das cidades de Itaqui, Uruguaiana, Alegrete, São Luiz Gonzaga, Santa Maria, Livramento e Bagé, que se dividiram, entre a sexta e o sábado, em 16 apresentações nas linhas Nativista Campeira e Temática Farroupilha (oito de cada linha) – classificaram-se 10 músicas para a final de domingo (cinco de cada linha).

Jurados

Coube aos jurados Ângelo Franco Sarmento, Ataídes Assis e Paulo César Limas a tarefa de eleger os vencedores dessa edição. Missioneiro de São Luiz Gonzaga, Ângelo, inclusive, fez o show de encerramento do festival. Músico, vencedor de vários festivais nativistas no Estado, integra o Projeto Buenas e M’Espalho, que conta com renomados músicos gaúchos como Érlon Péricles, Cristiano Quevedo e Shana Muller. Ataídes é professor de História em Itaqui e já havia participado da Casilha como jurado em outras oportunidades. Por fim, Paulo César, poeta e compositor itaquiense premiado diversas vezes na Casilha.

Vencedoras

E as grandes vencedoras dessa edição foram as músicas 'Quando se Esgota a Palavra', chamarra com letra de Claudionir Araújo Bastos e melodia de Vane Vieira, do grupo Parceria, de Uruguaiana, que conquistou o 1º lugar na Temática Farroupilha, e 'Itaqui, História e Legenda', milonga de autoria de João Sampaio e melodia de Érlon Péricles, representante de Itaqui e São Luiz Gonzaga, que faturou o título na Nativista Campeira.

Premiação

Foram premiados o melhor intérprete (R$ 300,00), a música mais popular (R$ 300,00), a melhor composição sobre o tema (R$ 400,00) e o 1º, 2º e 3º lugares nas duas linhas. Na Temática Farroupilha, foram pagos R$ 2 mil, R$ 1 mil e R$ 700,00, e na Nativista Campeira R$ 1,5 mil, R$ 800,00 e R$ 600,00. Todos também ganharam troféu. Além disso, as 16 classificadas na triagem receberam ajuda de custo de R$ 500,00.

O ingresso foi 1 quilo de alimento não perecível. Os 260 quilos arrecadados, conforme informou a Secretaria, será doado à Pastoral da Criança. Confira, abaixo, os vencedores dessa 16ª Casilha da Canção Farrapa:

Linha Temática Farroupilha

Interpretação: Glademir de Paula Escobar
Glademir Escobar e Grupo
Cidades: Itaqui, Livramento e Alegrete

Melhor Intérprete: João Quintana Vieira (Quando se Esgota a Palavra)

Música Mais Popular: Itaqui, História e Legenda (João Sampaio e Érlon Péricles)

Melhor Composição Sobre o Tema: De Modelo a Toda Terra (Ritmo: Chamamé; Letra e Melodia: João Manuel Sasso/Clóvis Mendes; Interpretação: Kayke Mello; Kayke Mello e Grupo; Cidades: Bagé, Santa Maria e Itaqui)

*Veja mais fotos no Álbum de Imagens