15/10/2013 | Terça-feira | 12h17

Itaqui é selecionado para fazer parte do Projeto Cidades Digitais

Apenas outros nove municípios gaúchos também foram contemplados pelo Ministério das Comunicações. Itaquienses poderão acessar a internet gratuitamente

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Sinais cobrirão toda a cidade e serão disponibilizados à população gratuitamente

Foto: Divulgação/Min. das Comunicações

Itaqui foi um dos 10 municípios gaúchos selecionados para fazer parte do Projeto Cidades Digitais, da Secretaria de Inclusão Digital do Ministério das Comunicações, e que conta, entre outros, com a parceria do Ministério do Planejamento, da Telebrás, do Inmetro e do BNDES. A proposta de Itaqui foi enviada ao Ministério das Comunicações no último dia 5 de abril e consiste na instalação de três pontos de internet banda larga sem fio na cidade.

Segundo o secretário municipal de Relações Institucionais e Captação de Recursos, Hamilton Berro, as antenas ficarão localizadas na Estratégia Saúde da Família (ESF) Vila Nova, no bairro Vila Nova, na Escola Municipal Prof.ª Ulisséa Lima Barbosa, no bairro Pró-Morar, e na Secretaria Municipal da Educação, no Centro. Ainda de acordo com o secretário, os sinais cobrirão toda a cidade e serão disponibilizados à população gratuitamente.

– Em princípio são esses os pontos de instalação das antenas. Contudo, por questão técnica, poderá haver alguma mudança de local. Mas o que importa, é que bastará ter um computador para acessar a internet, sem custo algum, de qualquer bairro da cidade – explica Hamilton.

A infraestrutura implantada em Itaqui, assim como nos demais municípios selecionados para fazer parte do projeto, será doada pelo Ministério das Comunicações que, em contrapartida, exigirá a manutenção da rede em funcionamento por um período mínimo de três anos. Ainda não há previsão de quando o sistema será instalado.

O Projeto Cidades Digitais foi instituído por meio da Portaria nº 376, de 19 de agosto de 2011. Nessa portaria, as Cidades Digitais são definidas como redes digitais locais de comunicação nos municípios brasileiros, voltadas para a inclusão digital, cuja meta é contribuir para estabelecer uma cultura digital na sociedade brasileira. Os objetivos são a melhoria na qualidade e transparência na gestão pública; a democratização do acesso; o fomento à economia criativa e sustentável; a criação e desenvolvimento de conteúdos e a construção de ambientes de colaboração em redes abertas.

Em 2013, o Cidades Digitais foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o que assegurou um reforço de R$ 100 milhões no orçamento de 2013. Nesta segunda etapa, puderam se inscrever cidades de até 50 mil habitantes, distantes até 50 km do backbone (rede principal) da Telebrás ou que tenham compromisso firmado com operadoras privadas para conexão à internet.

As demais cidades gaúchas contempladas pelo projeto foram: Caçapava do Sul; Canela; Cerro Grande do Sul; Fontoura Xavier; Igrejinha; Rio Pardo; Rolante; Rosário do Sul e São José do Norte.