23/10/2013 | Quarta-feira | 12h21

Prefeito Gil participa da abertura da 2ª edição do Presença Cultural

Evento é uma realização da Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento e Corsan, com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil usa a palavra durante a abertura do evento

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou, na manhã desta quarta-feira, 23, no Theatro Prezewodowski, da abertura da 2ª edição do evento Presença Cultural, uma realização da Secretaria Estadual de Habitação e Saneamento e Corsan, com apoio do Ministério da Cultura e Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

Na ocasião, o professor de Geologia, com mestrado em Geociências, Henrique Carlos Fensterseifer, realizou uma palestra. Possuidor de um extenso currículo na área de gestão ambiental, o professor Henrique falou, para uma plateia recheada de estudantes do Ensino Médio, sobre o Programa de Educação Ambiental Sociocultural na Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai, com Ênfase no Saneamento Básico, Proteção dos Recursos Hídricos e do Aquífero Guarani.

Durante sua fala, o prefeito destacou a parceria entre município e Corsan, com pesados investimentos em saneamento básico, mencionando as obras de tubulação de valas e as construções da Galeria Pluvial da Vila Mota – em fase de conclusão – e da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), que está por iniciar, além da criação, em seu governo, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente.

À tarde, dando sequência à programação, está previsto plantio simbólico de mudas de árvores nativas na Coxilha Paraíso, local onde será construída a ETE, e, à noite, a partir das 19h, na Praça Eng. Bélgio Tabajara, no Cais do Porto, show com o cantor e compositor da música regional gaúcha, Érlon Péricles.

O Presença Cultural ainda será realizado, nesta quinta-feira, 24, em São Borja, e na sexta, 25, em Santo Ângelo.