08/10/2013 | Terça-feira | 12h05

Prefeitura e Correios firmam convênio para instalação de agências comunitárias no interior do município

Itaó, Tuparaí, Pintado e Ibicuí receberão as chamadas AGCs

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (E) e Carlos Cereja se cumprimentam após o prefeito assinar o Termo de Convênio

Foto: Juliano Barbosa

Prefeitura e Correios acordaram, no final da manhã desta terça-feira, 8, Termo de Convênio para instalação de Agências de Correios Comunitárias (AGCs) no interior do município, que terão a finalidade de universalizar os serviços postais básicos. O prefeito Gil Marques Filho assinou o convênio, em seu gabinete, na presença do gerente da agência dos Correios de Itaqui, Carlos Cereja, da secretária municipal da Administração, Ana Cabreira, e do substituto, João Ayub. O representante legal dos Correios, o gerente de região de vendas de Santa Maria, Adriano Flores da Silva, já havia assinado o documento.

O convênio prevê a instalação de quatro AGCs, que contemplarão as comunidades de Itaó, Tuparaí, Pintado e Ibicuí. As agências comunitárias ficarão localizadas nas escolas municipais Osório Braga (Itaó), Luiz Sanchotene (Tuparaí), João Matas Solés (Pintado) e Clarimundo Pinto (Ibicuí). O atendimento, em um primeiro momento, será realizado pelas diretoras dos educandários, que receberam treinamento na agência de Itaqui. Posteriormente, será realizado processo seletivo dentro das comunidades contempladas para escolha de atendentes, segundo a secretária Ana. O custo operacional das AGCs será todo de responsabilidade dos Correios.

O Termo de Convênio tem prazo de vigência de 5 anos, com início no próximo dia 15 e término em 14 de outubro de 2018.

Este é um projeto amplo de revisão da rede de atendimento da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), no sentido de modernizá-la e torná-la acessível a toda a população brasileira. Para tanto, a ECT vem desenvolvendo parcerias com órgãos públicos, entre os quais prefeituras.