01/10/2013 | Terça-feira | 11h42

Saúde oferece café da manhã aos idosos do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso

Evento faz parte da programação da Semana do Idoso 2013

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Idosos puderam conferir a pressão arterial

Foto: Juliano Barbosa

Nesta terça-feira, 1º, Dia Internacional do Idoso, a Secretaria Municipal da Saúde ofereceu um saboroso café da manhã aos idosos do Centro de Convivência RS Amigo do Idoso, localizado na sede da Associação dos Servidores Municipais de Itaqui (Asemi).

O evento era parte da programação da Semana do Idoso 2013, iniciada no último dia 27 com a caminhada 'Respeite um Idoso. Você também vai envelhecer' pela Rua Independência, entre as ruas 20 de Setembro e João Dubal Goulart. As atividades terão sequência nesta quarta-feira, com um passeio do Coral da Melhor Idade pelas principais áreas de lazer da cidade. Já na quinta, os idosos assistirão a apresentações musicais no Theatro Prezewodowski. E no sábado, encerramento da Semana do Idoso 2013, será realizada uma grande confraternização entre os idosos de Itaqui, Osório Braga e Uruguaiana. Na ocasião, eles participarão de almoço, jogos, brincadeiras e atividades diversas, como gincana e baile.

No evento desta terça, além do saboroso café, os idosos puderam desfrutar de vários serviços oferecidos pela Saúde, como exame de glicose (HGT), verificação de pressão arterial e coleta de sangue para análise dos níveis de colesterol, triglicerídeos, além de hepatite e HIV. Durante as manifestações, a secretária municipal da Saúde, Eliane Goulart, anunciou que o dr. Renan de Vargas, profissional médico do Programa Mais Médicos, do governo Federal, atenderá no Centro de Convivência ao menos uma vez por mês. Renan também participou da confraternização, assim como o prefeito Gil Marques Filho, o secretário substituto da Secretaria Municipal do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Miguel Araújo, e a presidente do Conselho Municipal do Idoso e coordenadora do Centro, Elenir Garay.

O Centro de Convivência RS Amigo do Idoso abriga cerca de 90 idosos de diferentes bairros. No local, de segunda a sexta, das 13h30min às 18h, coordenados por oito monitores, os idosos assistem a palestras e filmes, participam de atividades físicas, religiosas e motivacionais, além de realizarem passeios pela cidade e cantarem no Coral da Melhor Idade, coordenado pelos instrutores de música e dança, Jones Dias e Benjamin da Silva Filho, respectivamente.

<<   |   >>