27/11/2013 | Quarta-feira | 12h55

Estudantes da Unipampa reivindicam melhorias no transporte público coletivo

Encontro com o prefeito ocorreu na porta de entrada da prefeitura

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeito Gil (de paletó azul) conversa com os universitários

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho conversou, no final da manhã desta quarta-feira, 27, com cerca de 40 estudantes da Unipampa que solicitam melhorias no transporte público coletivo. O encontro ocorreu, de forma inusitada, na porta de entrada da prefeitura, já que os estudantes não quiseram entrar no gabinete, apesar de o convite do prefeito – portando cartazes com frases de protestos contra o serviço prestado, a gurizada vinha de manifestação ocorrida no trevo da cidade, onde bloquearam a principal via de acesso ao município.

Dentre as reivindicações apresentadas pelos estudantes, estão a reativação imediata da linha Centro-Capelinha-Unipampa; horário de ônibus noturno; profissionalismo por parte da empresa, que não tem controle de usuários e seus funcionários param durante o itinerário para comprar lanche e abastecer o veículo; sede da empresa funcionando em horário comercial e lugar fixo, com o propósito de atendimento ao público, sendo que a venda de vale-transporte não pode ser realizada na residência do proprietário, e reestruturação das rotas existentes. Eles ainda solicitam nova licitação do transporte público coletivo e segurança e iluminação nas proximidades do campus universitário.

Segundo o prefeito, com exceção da solicitação de nova licitação e da segurança e iluminação no entorno do campus, as demais reivindicações foram encaminhadas ao sr. Edmundo Gioda, proprietário da Gioda & Cremonte, empresa responsável pela prestação do serviço. Gil solicitou que as respostas lhe sejam entregues até esta quinta-feira, 28, para de acordo com o que for argumentado pelo empresário, sejam tomadas as providências legais cabíveis.