22/11/2013 | Sexta-feira | 11h51

Municípios selecionados pelo Cidades Digitais, entre os quais Itaqui, assinam acordo de cooperação com o MiniCom

Ato representa a formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério das Comunicações quanto pelos gestores municipais

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Gestores dos municípios participantes do programa durante o evento de assinatura dos acordos de cooperação

Foto: Herivelto Batista

Prefeitos e representantes dos municípios selecionados na segunda etapa do programa Cidades Digitais, entre os quais Itaqui, que esteve representado pelo prefeito Gil Marques Filho, assinaram, na tarde da última terça-feira, 19, em Brasília, os acordos de cooperação. Trata-se da formalização dos compromissos assumidos tanto pelo Ministério das Comunicações (MiniCom) quanto pelos gestores dos municípios participantes do programa.

O ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, afirmou que o governo já planeja uma nova chamada para o Cidades Digitais. Isso porque, segundo ele, há muitos outros municípios interessados em participar do programa.

Já o subchefe de assuntos federativos da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República, Olavo Noleto, que também marcou presença no evento, ressaltou o mérito dos prefeitos e de suas equipes:

– Cada um que está aqui merece muito, pois cumpriu todos os critérios técnicos e exigências do edital. E nós sabemos o esforço que tudo isso demandou.

São 262 municípios de todas as regiões do Brasil que vão fazer parte da segunda etapa do Cidades Digitais. No Rio Grande do Sul, além de Itaqui, apenas outros nove municípios foram selecionados. São eles: Caçapava do Sul; Canela; Cerro Grande do Sul; Fontoura Xavier; Igrejinha; Rio Pardo; Rolante; Rosário do Sul e São José do Norte.

O programa tem o objetivo de modernizar a gestão e o acesso aos serviços públicos nos municípios brasileiros. Para isso, atua na construção de redes de fibras ópticas que possibilitem a conexão entre os órgãos públicos, o acesso da população a serviços de governo eletrônico e a espaços de uso de internet.

O projeto inclui a implantação de aplicativos de e-gov nas áreas financeira, de tributação, educação e saúde, bem como a capacitação dos servidores municipais para o uso e gestão da rede. Outra ação é a oferta de pontos de acesso à internet para uso livre e gratuito em espaços públicos de grande circulação, como praças, parques e rodoviárias.

– O Cidades Digitais veio para democratizar o acesso à internet no Brasil. E Itaqui se inseriu neste contexto a partir do momento em que foi um dos 10 municípios gaúchos selecionados para fazer parte do programa – comemora o prefeito Gil.

Reuniões com deputados

Na companhia dos secretários municipais Hildebrando dos Santos (Obras) e Hamilton Berro (Captação de Recursos), Gil foi à Camara dos Deputados onde participou de reuniões com os parlamentares gaúchos Vieira da Cunha (PDT), Giovani Cherini (PDT), Luis Carlos Heinze (PP) e Paulo Ferreira (PT).

Na ocasião, os deputados se comprometeram com emendas paralamentares ao Orçamento da União de 2014 para obras de infraestrutura em Itaqui, como pavimentação de ruas e revitalização da Praça Marechal Deodoro da Fonseca.

Fonte: Ministério das Comunicações (www.mc.gov.br)