26/11/2013 | Terça-feira | 15h44

Prefeito Gil participa de assembleia da Amfro em Alegrete

Entre os assuntos, a travessia sobre o rio Ibicuí, no Mariano Pinto

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Prefeitos e vice-prefeitos da região reunidos em Alegrete

Foto: Juliano Barbosa

O prefeito Gil Marques Filho participou, na manhã desta terça-feira, 26, no Salão Vermelho do Centro Administrativo de Alegrete, de assembleia geral ordinária da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), da qual é vice-presidente. Presidida pelo prefeito de Alegrete, Erasmo Silva, a assembleia contou com metade dos prefeitos e vice-prefeitos dos 12 municípios que compõem a associação.

Na ordem do dia estavam: apreciação e assinatura da Ata nº 124/13, da assembleia anterior; expediente (correspondências, comunicações e informações da Secretaria); deliberação sobre apoio à criação do Comitê de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Uruguai; apresentação, pelo dr. Paulo Azeredo Filho, da assessoria técnica da Área de Saúde da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), do Diagnóstico - Articulando Redes, elaborado pelo Ministério Público, Assembleia Legislativa, Famurs e Governo do RS, e que tem por objetivo a prevenção e o combate às drogas; prestação de contas da Amfro, além de discussão, proposta pelo prefeito Gil, referente aos problemas nas construções das escolas de Educação Infantil, os populares crechões.

Sobre este assunto, Gil falou que esteve em Brasília na última semana, e que ao expor o problema de Itaqui em audiência no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), foi informado que 40 municípios gaúchos estão na mesma situação, ou seja, as empresas responsáveis pelas construções faliram e, por consequência disso, as obras estão paradas. Segundo o prefeito Erasmo, Alegrete é um desses municípios e, a exemplo de Itaqui, teve de entrar na Justiça.

Fora da pauta, Gil, Erasmo e o prefeito de Maçambará, Aldérico Copatti, decidiram solicitar ao Governo do RS que assuma a balsa (operação e manutenção) do rio Ibicuí, na localidade do Mariano Pinto. Ao colocarem o assunto para os demais, e após a concordância de todos, decidiu-se por elaborar um documento, em nome da Amfro, para ser enviado ao Piratini – a travessia liga os municípios de Itaqui, Maçambará e Alegrete, via ERS-566.