04/12/2013 | Quarta-feira | 10h00

Abigeato, abate irregular e venda de carnes sem inspeção viram pauta de encontros em Itaqui e região

Representantes da Secretaria Estadual da Agricultura estiveram no município nesta terça, 3

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Representantes do município e da Secretaria Estadual da Agricultura reunidos no gabinete do prefeito

Foto: Juliano Barbosa

O secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Segurança Pública de Itaqui, Daltro Bernardes, o coordenador do observatório do GGIM, Anael dos Santos, o secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, e o secretário substituto da Secretaria Municipal da Saúde, Leonardo Betin, se reuniram, na tarde desta terça-feira, 3, no gabinete do prefeito, com o assessor do gabinete do secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, o sr. Edegar Franco, e com a responsável pelo serviço de educação sanitária da Secretaria Estadual, Rosane Collares. Na pauta, discussão em torno das ações que poderão ser desenvolvidas em Itaqui obedecendo o Decreto Estadual nº 50.313/13, que Institui o Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais no Rio Grande do Sul.

– Estamos visitando os municípios da Fronteira Oeste para oferecer a proposição de um trabalho integrado. Não temos a receita do bolo, mas a vontade de trabalhar em conjunto, somando esforços para combater o abigeato e, por consequência, a venda de carnes sem inspeção – disse Edegar.

– De início, a orientação e capacitação do comércio, por meio da realização de um seminário, seria o melhor caminho – sugeriu Leonardo, que concluiu:

– Posterior a isso, quem não se adequar dentro de um determinado prazo será notificado e ainda poderá sofrer as penalidades previstas em lei.

No próximo dia 11, no Sindicato Rural de Alegrete, a partir das 11h, acontecerá um encontro entre os municípios da região para a troca de experiências.

– Abigeato é crime, assim como o abate irregular e a venda de carne sem procedência, portanto, sem inspeção sanitária. É atentado contra a saúde pública, e atentar contra a saúde pública é praticar crime inafiançável – lembrou Daltro, que confirmou a participação de Itaqui em Alegrete.

Integram o Comitê de Gestão da Transversalidade as secretarias estaduais da Agricultura, Segurança Pública, Fazenda, Meio Ambiente e Saúde. Também são parceiros a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Agricultura, prefeituras, Federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS) e sindicatos rurais.