12/12/2013 | Quinta-feira | 11h12

Itaqui marca presença no Simpósio de Segurança Rural realizado em Alegrete

Agricultura e Saúde do município participaram da troca de experiências com demais cidades da região

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Oneide e Leonardo (sentados, à esquerda, com uma mulher entre os dois) participam do simpósio

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Agricultura

O secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, e o secretário substituto da Saúde, Leonardo Betim, participaram, nesta quarta-feira, 11, no Parque de Exposições Dr. Lauro Dornelles, em Alegrete, do Simpósio de Segurança Rural - Ações Integradas para o enfrentamento do abigeato e o abate irregular de animais. O evento reuniu os municípios da Fronteira Oeste para a troca de experiências.

No último dia 3, em Itaqui, Oneide, Leonardo, o secretário executivo do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM) da Segurança Pública de Itaqui, Daltro Bernardes, e o coordenador do observatório do GGIM, Anael dos Santos, haviam se reunido com o sr. Edegar Franco, assessor do gabinete do secretário estadual da Agricultura, Luiz Fernando Mainardi, e com a responsável pelo serviço de educação sanitária da Secretaria Estadual da Agricultura, Rosane Collares.

Naquela oportunidade, foram discutidas as ações que poderão ser desenvolvidas em Itaqui obedecendo o Decreto Estadual nº 50.313/13, que Institui o Comitê de Gestão da Transversalidade das Ações de Combate aos Crimes de Abigeato e Abate Irregular de Animais no Rio Grande do Sul. O comitê, inclusive, foi quem promoveu o simpósio desta quarta.

Integram o Comitê de Gestão da Transversalidade as secretarias estaduais da Agricultura, Segurança Pública, Fazenda, Meio Ambiente e Saúde. Também são parceiros a Polícia Federal, a Polícia Rodoviária Federal, a Receita Federal do Brasil, o Ministério da Agricultura, prefeituras, Federação da Agricultura do RS (Farsul), Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs), Federação dos Trabalhadores na Agricultura no RS (Fetag-RS) e sindicatos rurais.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura