05/12/2013 | Quinta-feira | 10h06

Programa de Aquisição de Alimentos já tem 13 adesões no município

Serão investidos mais de R$ 300 mil na compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar em Itaqui

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Hospital São Patrício aderiu ao programa esta semana. Na foto, da esq. para a dir.: Ivan, Oneide, Firmino Fernandes Lima Júnior (presidente do Conselho de Administração do HSPI) e Ademar Lermem (administrador do HSPI)

Foto: Divulgação/Sec. Mun. Agricultura

Membros da equipe de gestão do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), ligado à Secretaria Municipal da Agricultura, visitaram, no início desta semana, mais quatro instituições e entidades interessadas em participar do programa.

Oneide Machado (titular), Clóvis da Silva (substituto do titular) e Ivan Ananias (coordenador municipal do PAA) estiveram no 1º RC Mec, Lar São José, Hospital São Patrício (HSPI) e no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Acolher.

De acordo com eles, 13 entidades, instituições, associações e órgãos da administração pública aderiram ao programa até o momento, o que beneficiará cerca de 5 mil pessoas – dos visitados esta semana, apenas o 1º RC Mec ainda não aderiu. Ainda segundo os membros da equipe, serão investidos R$ 372.918,61 na compra de alimentos produzidos pela Agricultura Familiar em Itaqui. A previsão é de que o PAA comece a funcionar a partir de março de 2014.

As 13 adesões foram aprovadas pelo Conselho Municipal de Assistência Social. Os participantes são: Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Sentimentos; Associação Damas de Caridade (mantenedora do Lar São José); Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Mentes Brilhantes; Lar da Juventude São Patrício; Centro de Convivência RS Amigo do Idoso; HSPI; Secretaria Municipal da Agricultura; Pastoral da Criança; CRAS Acolher; APAE; Secretaria Municipal da Saúde; Igreja Pentecostal Deus é Amor e Associação Evangélica Beneficente Valentes de Davi.

O PAA, vinculado ao Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), tem como objetivo beneficiar os produtores da Agricultura Familiar. O que for produzido deve ter como destino restaurantes populares, cozinhas comunitárias e bancos de alimentos, além de entidades sócio-assistenciais – preferencialmente cadastradas no Cadastro Nacional do Sistema Único de Assistência Social (CadSUAS) –, Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializados de Assistência Social (CREAS).

Os alimentos devem servir para complementar refeições oferecidas a pessoas e famílias em vulnerabilidade social, com iminente risco de insegurança alimentar e nutricional, atendidas pelas entidades e programas acima citados, bem como por quem fornece refeições regularmente, como hospitais, quartéis, presídios, restaurantes universitários, escolas filantrópicas, entre outros.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura