19/12/2013 | Quinta-feira | 12h20

Secretário Oneide Machado visita propriedades produtoras de nozes

Secretaria da Agricultura prestou assistência com relação à irrigação utilizada no cultivo dos frutos

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Oneide (E), Ivan (D) e um dos produtores de nozes do município

Foto: Divulgação/Secretaria Municipal da Agricultura

O secretário municipal da Agricultura, Oneide Machado, e o técnico agrícola, Ivan Ananias, visitaram, na quarta-feira, 18, duas propriedades rurais que estão produzindo nozes (noz pecan) no município. A Secretaria prestou assistência aos produtores com relação ao sistema de irrigação utilizado no cultivo.

Edson Rigui e José Aldo Dias de Oliveira possuem propriedades com área plantada de cerca de 20 hectares. A primeira colheita dos frutos está prevista para o início de 2014.

A nogueira-pecan é uma árvore de folhas caducas, que pode atingir grande porte, superando os 40 metros de altura, 40 metros de diâmetro de copa e 20 metros de circunferência de tronco. A longevidade pode superar os 200 anos, havendo quem diga que existem nogueiras nativas milenares.

A produção de noz pecan está em crescimento no Brasil. Atualmente, os investimentos no plantio do fruto são considerados altamente vantajosos, especialmente por serem de fácil manejo e garantirem alta rentabilidade.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura