16/01/2014 | Quinta-feira | 08h55

Carnaval 2014 começa a tomar forma

Comcari se reúne com as escolas de samba e os Bombeiros

imprensa@itaqui.rs.gov.br

Representantes das escolas de samba posam para foto com os organizadores do Carnaval 2014

Foto: Juliano Barbosa

A Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari) se reuniu com as escolas de samba no início da noite desta quarta-feira, 15. À exceção da Ênio Sayago, todas as demais entidades – Águias do Samba, Uirapuru, Pró-Morar, Império do Arco-Íris e Acadêmicos da Mocidade – enviaram representantes.

Durante o encontro, coordenado pelo presidente da Comcari, Ricardo Cabreira, e realizado no gabinete do prefeito Gil Marques Filho, que esteve presente, assim como os secretários municipais Sandra Krahn (Fazenda) e Roberson Brum (Indústria, Comércio e Turismo), e a contadora-supervisora do município, Cristina Osório, foram tratados assuntos relativos ao repasse de valores às escolas, conforme a Lei Municipal nº 3.836, de 6 de janeiro de 2012. Este ano, as entidades receberão R$ 26 mil, sendo que R$ 16 mil serão repassados na próxima segunda-feira, 20, e R$ 10 mil no dia 10 de fevereiro.

A secretária Sandra explicou aos carnavalescos detalhes sobre prazos, além de documentos, notas fiscais e plano de trabalho que deverão ser apresentados pelas escolas. Segundo ela, os R$ 26 mil serão para aquisição e confecção de fantasias, ornamentação dos carros alegóricos, produção e gravação do samba enredo, elaboração e impressão de materiais gráficos pertinentes ao desfile, aquisição de instrumentos musicais e prestação de serviços na montagem e ornamentação dos carros alegóricos.

Também foi entregue às entidades uma cópia do regulamento do desfile, que foi apresentado pelo coordenador geral de departamentos da Comcari, Márcio Barros. Márcio ainda apresentou detalhes do projeto arquitetônico da Passarela do Samba Jorge Vômero e os valores a serem cobrados nos setores de arquibancada, frisas e camarotes, que são os seguintes: arquibancada (pacote) - R$ 20,00; arquibancada (ingresso individual) - R$ 5,00; frisa (10 lugares) - R$ 700,00; camarote especial (12 lugares) - R$ 1,3 mil, e camarote vip (12 lugares) - R$ 1,5 mil.

O último item da pauta foi o Baile Municipal, no qual será escolhida a Corte do Carnaval 2014 – reis momos adulto e infantil e rainhas adulta, juvenil, infantil e gay. O evento será realizado no próximo dia 8 de fevereiro, no GSSI – Grêmio dos Subtenentes e Sargentos de Itaqui –, em frente ao 1º RC Mec. O ingresso custará R$ 10,00.

Reunião com os Bombeiros

Já no início da manhã desta quinta-feira, 16, no gabinete do vice-prefeito Celso de Moraes Pinto, a Comcari se reuniu com integrantes do Corpo de Bombeiros para definir detalhes da apresentação dos Planos de Prevenção Contra Incêndio (PPCIs) da Passarela do Samba Jorge Vômero e da estrutura do 19º Festival de Músicas para o Carnaval, que acontece nos dias 13, 14 e 15 de fevereiro, na Rua Saldanha da Gama, em frente à Praça Eng. Bélgio Tabajara, no Cais do Porto. A secretária Sandra também participou da reunião.

De acordo com Ricardo Cabreira, este ano os vendedores ambulantes que se instalarem nas praças de alimentação da Passarela do Samba Jorge Vômero e do Festival de Músicas para o Carnaval deverão ter consigo um extintor de incêndio.

Outro detalhe que difere do Carnaval 2013 são as rotas de fuga do caminhão dos Bombeiros na passarela do samba. Uma será pela Rua Paschoal Monoggio e a outra pela Rua Rincão da Cruz – ano passado, a única rota de fuga existente era pela Rua Dom Pedro II, ou seja, pela própria Passarela do Samba Jorge Vômero.