31/01/2014 | Sexta-feira | 09h05

Reunião na Secretaria da Agricultura define realização de seminário

Secretário Municipal da Agricultura recebe grupo para tratar de evento sobre agricultura e pecuária

Por Dariéle Talhaferro

Secretaria da Agricultura

Secretário Oneide (2° da direita p/esquerda) em encontro realizado para debater realização de seminário sobre políticas públicas na agricultura

Foto: Foto: Divulgação/Sec. Mun. Agricultura

Na sexta-feira, dia 24 de janeiro, o Secretário Municipal da Agricultura Oneide Holweg Machado recebeu na Secretaria da Agricultura, localizada na Granja Municipal, o Coordenador e Delegado Regional da Secretaria Estadual da Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Ricardo Carpes e os vereadores Fábio Molina e Márcio Palma.

O encontro serviu para tratar da realização de um seminário sobre políticas públicas relacionadas à agricultura e pecuária em Itaqui ainda sem data definida. Durante a reunião foi discutido o objetivo do seminário que será de divulgar os programas do governo do Estado:

- Dissemina, que contribui para o desenvolvimento das cadeias produtivas da pecuária de corte e leite, em especial ao sistema de agricultura e pecuária familiar;

- Mais Água, Mais Renda, que visa incentivar e facilitar a expansão da irrigação, viabilizando esta prática entre os agropecuaristas;

- Mais Ovinos no Campo, que tem por objetivo a retenção e/ou aquisição de fêmeas ovinas, tanto em idade reprodutiva como as cordeiras (futuras matrizes), visando o aumento do rebanho ovino gaúcho, maior oferta de carne e lã de qualidade; e

- SUSAF-RS (Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte). Com a adesão ao sistema, as agroindústrias familiares, com inspeção municipal, podem produzir mais alimentos para a mesa dos gaúchos, gerando renda e qualidade de vida, além de poderem comercializar seus produtos em todo o Estado.

O técnico agrícola Ivan Ananias de Souza e o médico veterinário Laurentino Pinto Vieira também participaram da reunião representando o corpo técnico da Secretaria da Agricultura.

Conforme o secretário Oneide, o seminário servirá para divulgar os programas relacionados à agricultura e pecuária mostrando de que maneira estes programas poderão ser acessados e, por consequência, gerar emprego e renda para os agropecuaristas locais sejam eles de pequeno, médio e/ou grande porte.

Fonte: Secretaria Municipal da Agricultura