08/06/2020 | Segunda-feira | 13h35

Prefeitura de Itaqui, através da Secretaria da Saúde e com apoio da Unipampa, monta barreiras na estação rodoviária da cidade em prevenção ao Covid-19

Por Rodimar Ferreira

Secom PMI

Foto: Ascom - PMI

Objetivando identificar e monitorar os passageiros que ingressam na cidade via transporte coletivo intermunicipal, foram montadas barreiras nos dias 22, 23, 24 25, 29, 30, 31 de maio, 01, 05, 06, 07 e 08 de junho.

A ação consiste na abordagem dos ônibus e orientação dos passageiros, dos quais é aferida a temperatura, coletado dados gerais de identificação, cidade de origem, possível contato com pessoas que tenham sido positivadas para a COVID-19 e se possui algum sintoma que tenha relação com a doença, e entregue um folder com orientações gerais sobre os sintomas e contato do telecorona.

A equipe responsável pela triagem, de acordo com o protocolo, faz uso de EPIs e respeita todas as normas de segurança.

Confira o relatório dos dados coletados durante as triagens:
Até o momento foi realizada a triagem de 63 ônibus, 405 passageiros, oriundos de diferentes cidades, tais como: Porto Alegre, Caxias do Sul, Giruá, São Leopoldo, Panambi, Quaraí, São Miguel das Missões, Ivoti, Horizontina, Santa Cruz do Sul, Torres, São Vicente do Sul, Macambará, Uruguaiana, São Borja, Alegrete, São Luiz Gonzaga, Três de Maio, Jaguari, Santa Maria, Caxias do Sul , Caçapava do Sul, Pelotas, Livramento, Caçapava do Sul, Jacutinga, Itapema SC, Luz MG, Campo Grande- MS. Também das localidades do interior dos municípios de Itaqui, Macambará e Uruguaiana: Curuçu, Passo da Cachoeira, Itaó, Bororé, Ponte do Ibicuí, João Arregui, Chapadão e Barragem Sanchuri.
Nenhum destes passageiros desembarcou em Itaqui com temperatura corporal indicativa de febre – 37,8°C.

A triagem dos passageiros se mostra de extrema importância, considerando a possibilidade de um passageiro apresentar sintomas e/ou contato com caso confirmado. Nesta situação foi realizada a identificação dos demais passageiros de forma rápida, orientado quanto às medidas a serem adotadas e monitorar. Esta é mais uma das ações de prevenção à pandemia do coronavírus em consonância com as orientações do Comitê de Enfrentamento ao Covid-19.

As barreiras serão intensificadas nesta semana, devido ao feriado de Corpus Christi e por isso a equipe reforça a importância da colaboração de todos os envolvidos.

Equipe de apoio para a realização das triagens: Alania Irala Lopes, Allyson Campos Nunes, Ana Letícia Vargas Barcelos, Andressa Mendonça dos Santos, Carla Pohl Sehn, Franciele Roberta Munieweg, Larissa Robalo Ferreira, Luciele Pacheco Rodrigues, Luiz Henrique Minetto, Maria Eduarda Judaber Zuchetto e Taynah Dalenogare representaram a Unipampa.
Adriani Chaves, Andriele Melo, Cristiano Gomes Sanchotene,
Deiviti Talhaferro, Joceli Alves, Juliana Ortiz, Liana Muniz e Sônia Maribel Gomes representaram a Secretaria da Saúde.