08/06/2020 | Segunda-feira | 10h18

Por Tamires Peixoto

Comitê Enfrentamento Covid-19

Foto: Divulgação

Como parte das iniciativas da Prefeitura Municipal de Itaqui referentes às ações de combate e enfrentamento à Covid-19 – doença causada pelo vírus SARS-CoV-2, que se tornou pandêmica, afetando os diversos setores da sociedade, especialmente da saúde e da economia -, o prefeito Jarbas Martini criou, por meio do Decreto nº 7.849, o Comitê de Enfrentamento à Covid-19, em março de 2020. E tem por objetivo de formar um grupo intersetorial, constituído por diversas áreas, para que, conjuntamente, fossem pensadas e articuladas ações em Itaqui, visando garantir e respaldar ações de prevenção e controle da Covid-19, no município.

O papel do Comitê, portanto, é deliberativo, ou seja, suas atribuições são debater, planejar e sugerir ao Poder Executivo medidas de prevenção e enfrentamento ao contágio do vírus. Priscila Kanheski Moreira, médica pneumologista e coordenadora do Comitê, explica que “as reuniões acontecem uma e/ou duas vezes por semana, a depender da demanda”. A coordenadora relata, ainda, que nos encontros são analisados os diversos fatores envolvidos diante de uma pandemia: saúde, segurança pública, política, economia etc.

Até o momento, múltiplos grupos da sociedade – profissionais de saúde, associações, Universidade, profissionais da vigilância sanitária, representantes do comércio, conselhos municipais, entidades religiosas etc - foram ouvidos para que as deliberações do Comitê fossem feitas de maneira coordenada. Nesse sentido, o Comitê, embora já esteja criado, está aberto para sugestões da sociedade civil.

Integrantes que compõem o Comitê de Enfretamento à Covid-19:

Priscila Kanheski Moreira - Pneumologista, atua como intensivista no Hospital Ivan Goulart, em São Borja, e médica no Hospital São Patrício de Itaqui;

Richard Rocha Pucheta - Secretário municipal de Saúde;

Ade Fagundes Guedes - Comandante da 2ª Companhia da Brigada Militar de Itaqui;

Luan Ramos Viana - Secretário Indústria Comércio e Turismo e empresário;

Lauro Luiz Hendges - Vereador, médico pediatra e no Hospital São Patrício de Itaqui;

Tatiane do Canto Severo Zacouteguy - Enfermeira da Rede Básica de Saúde e Membro do Conselho Municipal de Saúde;

Verônica Marques Assumpção - Presidente da CDL de Itaqui e comerciante;

Leonardo de Souza Franklin – Coronel, comandante do 1°RCMEC;

Gabriel Freitas de Araújo - 1°tenente do exército, 1°RCMEC – suplente;

José Antonio Gimenez Romualdo - 1° Tenente, 2 Brigada Militar – suplente.

Fonte:Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus - Texto Tamires Peixoto