25/01/2021 | Segunda-feira | 17h28

Itaqui receberá 180 doses da Vacina de Oxford

Parceria com Uruguaiana fará Itaqui diminuir trajeto e economizar com transporte das vacinas

Foto: Juliano Romero Cabral

O município de Itaqui receberá nesta segunda-feira (25/01) a quantia de 180 doses da vacina contra a covid-19 desenvolvida pela Universidade de Oxford e pelo laboratório AstraZeneca. Esse lote é direcionado ao grupo de trabalhadores da saúde, priorizando aqueles que estão na linha de frente no atendimento às pessoas com a doença.

A previsão é que as doses chegarão em Itaqui por volta das 20h, após uma equipe local buscá-las em Uruguaiana.

A previsão do Estado é que as doses tanto da AstraZeneca quanto da CoronaVac sejam enviadas todas as semanas para as regionais. Como as cidades da região precisam buscar as vacinas na 10ª Coordenadoria Regional de Saúde em Alegrete, a Secretaria da Saúde do município conseguiu uma parceria com a equipe de Uruguaiana, já que ambas realizam o mesmo trajeto, para que a cidade vizinha busque as doses na 10ª CRS e uma equipe local traga o imunizante de Uruguaiana para Itaqui.

Com isso, o deslocamento da equipe itaquiense diminuirá 294 km de ida e volta, uma economia em viagem de 1176 km por mês.

A imunização com vacina AstraZeneca deve ser realizada pela aplicação de duas doses com intervalo de 12 semanas. O recomendado é a aplicação completa da remessa enviada, pois a segunda dose será enviada ao estado posteriormente, em tempo hábil.