16/01/2021 | Sábado | 08h43

Prefeito Leonardo é escolhido 2º vice-presidente em sua primeira reunião da AMFRO

Em pauta estavam os temas saúde e desenvolvimento regional

Os representantes de todos os municípios estiveram presentes

Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã de sexta-feira (15/01) o prefeito de Itaqui Leonardo Betin participou da primeira reunião de 2021 da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste (AMFRO). O encontrou aconteceu no Salão Nobre da prefeitura de Uruguaiana. Além do chefe do Executivo itaquiense, estavam presentes os prefeitos Ronnie Mello, de Uruguaiana; Eduardo Bonotto, de São Borja; Rossano Dotto Gonçalves, de São Gabriel; Márcio Amaral, de Alegrete; Maher Jaber, de Barra do Quaraí; Olmiro Ricardo, de Santa Margarida do Sul; Ana Tarouco, de Sant’Ana do Livramento; Gelson Soares, de Itacurubi; Jorge Gustavo Medeiros, de Manoel Viana; Jefferson Pires, de Quaraí; Vilmar Oliveira, de Rosário do Sul; e o vice-prefeito de Maçambará, Décio de David. Além da participação do deputado estadual Frederico Antunes e da secretária da saúde de Uruguaiana, Thais Aramburu.

No primeiro momento aconteceu a apresentação de todos os gestores municipais. Depois, a assembleia geral extraordinária foi pautada principalmente sobre a saúde e desenvolvimento regional.

Os prefeitos demonstraram a preocupação com a gestão de vacinas contra a covid-19. Não há uma definição de quando e quanto de imunizantes deverão chegar na região. Sobre os exames, todos aprovaram a proposta de ser feito um novo contrato com a Universidade Federal do Pampa para testagem em São Gabriel.

O prefeito de Uruguaiana, Ronnie Mello, sugeriu que a região aplicasse o sistema de cogestão do plano de Distanciamento Controlado. Todos os prefeitos presentes acenaram positivamente para que a região R03 assuma a cogestão, sistema que permite protocolos próprios e mais flexíveis.

O prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto, sugeriu o nome de Ronnie Mello para estar à frente da AMFRO em 2021. A sugestão foi aprovada por todos. Na próxima sessão ordinária, prevista para o final do mês, será realizada a eleição da nova composição, tendo como presidente Ronnie Mello (Uruguaiana); 1ª vice-presidente Ana Tarouco (Sant’Ana do Livramento) e 2º vice-presidente Leonardo Betin (Itaqui).

Ao final do encontro foi discutido um projeto de desenvolvimento regional, buscando a integração entre os municípios da fronteira oeste.