Notícias

21/01/2021 | Quinta-feira | 00h18

Profissionais de saúde são os primeiros itaquienses a receber a vacina contra covid

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

Os profissionais vacinados Anoracil Silveira, Julia Aimon e Alexandre Garcia dos Santos

Os profissionais vacinados Anoracil Silveira, Julia Aimon e Alexandre Garcia dos Santos
Foto: Juliano Romero Cabral

O enfermeiro Alexandre Garcia dos Santos, 25 anos, a técnica de enfermagem, Julia Aimon, 21 anos, e o técnico Anoracil Silveira, 60 anos, foram os primeiros itaquienses a receber a vacina contra covid-19 na manhã desta quarta-feira (20/01) no salão de atos da Associação Comercial e Industrial de Itaqui (ACII).
 
Na oportunidade, o prefeito Leonardo Betin, o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann, e a coordenadora de imunizações do município, Fabiane D’avila explanaram sobre o plano de vacinação.
 
Itaqui recebeu 217 doses da coronavac, vacina do Instituto Butantan produzida em parceria com o laboratório chinês Sinovac, que serão aplicadas em profissionais de saúde que estão na linha de frente e em pessoas acima de 60 anos que vivem em Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI), no caso de Itaqui, serão vacinados os moradores do Lar São José.
 
A segunda dose deve ser enviada em um período de 14 dias pelo governo do Estado.
 
O enfermeiro Alexandre que atua no setor responsável pelo monitoramento, rastreamento e coleta de exames covid foi o primeiro a receber a dose. Seguido por um dos mais antigos técnicos de enfermagem em atividade no município, Anoracil Silveira e a técnica de enfermagem que trabalha na unidade covid do Hospital São Patrício, Julia Aimon, respectivamente.
 
A própria coordenadora Fabiane após encerrar sua fala em entrevista coletiva preparou a vacina para realizar a aplicação nos três profissionais. “Dedicar esse momento de início de vacinação primeiramente a todas as pessoas que perderam suas vidas e seus familiares. Principalmente, nossa colega de enfermagem Marli Soares que nós perdemos no ano passado e que infelizmente não conseguiu aguardar a vacina. Foi um momento emocionante, abala a equipe, pois perdemos uma profissional de saúde” disse.
Imagens Relacionadas
  •        
  •        
  •        
  •