04/03/2021 | Quinta-feira | 01h29

Prefeito Leonardo e secretário Eduardo se reúnem com a direção do Hospital São Patrício

A reunião aconteceu no Hospital São Patrício de Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã de quarta-feira (03/03) o prefeito Leonardo Betin e o secretário da Saúde Eduardo Kulmann participaram de uma reunião com os administradores do Hospital São Patrício de Itaqui (HSPI), o presidente do Conselho Administrativo, Cristian Longhinoti, o administrador, Leandro Brondani Stersi, a coordenadora de enfermagem, Diane de Oliveira.

O agravamento da pandemia e falta de leitos disponíveis em Unidades de Tratamento Intensivo (UTI) nas demais cidades do Rio Grande do Sul gerou uma grande preocupação do setor administrativo do HSPI.

Treze pacientes estavam internados como casos confirmados ou suspeitos de covid-19 nesta quarta, sendo 12 leitos disponíveis na ala covid. Conforme norma do Estado, os hospitais precisam remanejar recursos, abrindo vagas em leitos clínicos para atender a demanda caso haja lotação nas unidades covid. Remanejo que o Hospital já está realizando. Inclusive, cirurgias só serão realizadas em casos de urgência.

“Desde a semana que passou, estamos recebendo uma ou duas internações covid por dia. Já recebemos o comunicado da 10ª que não estamos conseguindo transferir esses pacientes pois as UTIs estão lotadas” alertou a coordenadora Diane.

Não há falta de oxigênio para os pacientes como em outros municípios. “Aqui, o quarto que tu colocares o paciente tem oxigênio. Temos a usina própria que produz o suficiente para as internações” destacou o presidente Cristian.

O prefeito Leonardo ressaltou as ações do município, como a implantação da unidade de atendimento médico exclusivo para coronavírus na bairro da Chácara utilizando o salão da Associação Comunitária (Acobac) para triagem e, assim, desafogando o atendimento no hospital. “A rede já percebeu que canalizando os pacientes para lá se consegue monitorá-los melhor”, concluiu.