25/03/2021 | Quinta-feira | 22h23

Vacinações contra covid passam a ocorrer nas ESFs e no Postão

Foto: Divulgação

O secretário da saúde de Itaqui, Eduardo Kulmann, e a coordenadora de imunizações, Fabiane D’avila, participaram de uma coletiva de imprensa na manhã desta quinta-feira (25/03), informando a mudança na estratégia de vacinação contra o coronavírus.

A partir da próxima segunda-feira (29/03) iniciará a segunda fase de vacinação que será decentralizada e ocorrerá nas cinco Estratégias Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Saúde (Postão). Serão vacinados idosos de 69 anos ou mais, a partir das 8h, sem agendamento e por meio de fila única respeitando os protocolos de segurança. Serão distribuídas 70 doses para cada ESF e 150 doses no Centro de Saúde.

O 1º RC Mec irá auxiliar na organização das filas nos pontos de vacinação. Fichas serão entregues a partir das 7h30 para quem estiver na fila.
Os idosos acima de 70 anos que já estão cadastrados através dos telefones, serão agendados e vacinados até sexta-feira (26/03) na ESF Ênio Sayago. Idosos acamados ou com dificuldades de locomoção também receberão a vacina em domicilio na sexta-feira.

Os idosos que realizaram o cadastro e por algum motivo não receberam a ligação, deverão comparecer na ESF Ênio Sayago até amanhã (26/03), das 8h às 12h e das 13h às 16h, para verificar o ocorrido. É preciso levar RG, ou outro documento com foto, CPF, cartão do SUS, comprovante de residência e, se for possível, a carteira de vacinação.

O sistema de cadastramento por telefone foi desativado, pois há um número elevado de idosos na faixa etária dos 60 aos 69 anos e a falta de suporte dificultaria a realização dos cadastros. A expectativa por parte da Secretaria da Saúde é de números maiores de doses nas próximas remessas para o município.

Locais para vacinação:
- Centro de Saúde
- ESF Rio Uruguai
- ESF Promorar
- ESF Vila Nova
- ESF Ênio Sayago
- ESF José da Luz

O Secretário Eduardo e a coordenadora Fabiane, logo após a coletiva, agradeceram o empenho da equipe que atuou no cadastramento. Equipe coordenada pelas servidoras Laura Virgili e a Tatiane Zacouteguy.