24/06/2021 | Quinta-feira | 03h48

Prefeito participa de reunião do Codepampa; Consórcio firma parceria para agilizar diagnóstico covid

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação

Prefeito Leonardo e o coordenador do laboratório de testagem da Unipampa, Jeferson Franco.

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin participou da assembleia geral do Consórcio de Desenvolvimento do Pampa Gaúcho (Codepampa) na manhã desta quarta-feira (23/06), no Salão de Atos Inocêncio Cunha Gonçalves, na sede da Prefeitura de São Gabriel. Compareceram ao encontro, prefeitos e representantes dos 15 municípios da região.

Entre as pautas, o principal assunto foi sobre a parceria com a Universidade Federal do Pampa que  reduz o tempo pela espera do diagnóstico da covid-19 dos exames RT-PCR.

A diretora do campus de São Gabriel, Luciana Borba, e o professor e coordenador do laboratório de testagem, Jeferson Franco, apresentaram como procederia o convênio entre Consórcio e a universidade. Por unanimidade, a parceria foi aprovada e agora o material para análise será enviado à terra dos marechais.

A Associação de Municípios da Fronteira Oeste (Amfro), representada pelo secretário executivo, Odoberto Bonorino, também integra a parceria.

Outro tema importante que voltou a ser debatido foi sobre o Fundo de Estruturação de Parcerias Público-Privadas, por meio da Caixa Econômica Federal, que trata do manejo dos resíduos sólidos urbanos. O intuito principal é cadastrar um grande projeto de todo o consórcio ou buscar outras opções que facilitem aos municípios a destinação destes resíduos.