18/08/2021 | Quarta-feira | 22h22

Prefeito recebeu a centelha das mãos dos membros da Liga  da Defesa Nacional

Prefeito recebeu a centelha das mãos dos membros da Liga da Defesa Nacional
Foto: Juliano Romero Cabral

O Fogo Simbólico da Pátria foi recepcionado em Itaqui na manhã desta quarta-feira (18/08). A centelha foi conduzida até o município pelos representantes da Liga da Defesa Nacional do Estado do Rio Grande do Sul, através da 84ª Corrida do Fogo Simbólico da Pátria.

No final da tarde de ontem a centelha chegou no trevo de acesso à cidade e foi levada até o 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Sá Britto (1º RC Mec) onde permaneceu até esta manhã para ser recepcionada pelas autoridades locais na Praça Marechal Deodoro. Escoltados por soldados do Exército e agentes de trânsito, o grupo de corrida Ivan Runners, liderado por Carlos Ivan Marques, carregou a centelha do Regimento Sá Britto até o centro da cidade. Na praça central, dois membros da Liga da Defesa, Claudio Tione Sherer e Lisandro Berghan, repassaram centelha para o prefeito de Itaqui, Leonardo Betin, recebê-la em mãos.

Em um cerimonial simples e com pouco público devido a pandemia da Covid-19, foi executado o Hino Nacional Brasileiro pela banda do Exército. Certificados de homenagens foram trocados entre o chefe do Executivo e os membros da Liga.

O prefeito Leonardo, o comandante do 1º RC Mec, tenente coronel Cesar Augusto Schittler, e o membro da Liga, Claudio, se pronunciaram durante a cerimônia organizada próxima a pira da pátria neste capítulo especial das atividades alusivas à comemoração da Independência do Brasil. Ao final, Leonardo entregou a chama para os membros do 1º RC Mec, local onde a centelha ficará resguardada até o dia 1º de setembro quando se inicia a Semana da Pátria.

A atividade também contou com a presença de membros das secretarias organizadoras, de Educação e de Esporte, Cultura e Lazer, do vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, da primeira-dama Renata Gavarone, o presidente da Câmara de Vereadores, Lauro Hendges, do delegado da Polícia Civil, Leonardo Scofano, os outros dois membros da Liga, Leonardo Severo Pereira e William Ficagna, e demais secretários e vereadores.

Temas:

Em 2021, o tema municipal da Semana da Pátria é '175 anos do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Regimento Sá Britto'. Já o estadual presta homenagem a Força Expedicionária Brasileira, com o tema ‘FEB e a participação dos gaúchos na guerra mundial'. Por fim, o tema nacional, que é ‘O Hino Nacional Brasileiro’.