12/09/2021 | Domingo | 00h58

Iniciada a condução Chama Crioula 2021

Assessoria de Comunicação

Após solenidade, Chama saiu da Tapera do Coqueiro conduzida por número restrito de cavalarianos

Foto: Juliano Romero Cabral

A Comissão Organizadora da Semana Farroupilha (Cosfa) realizou neste sábado (11/09) na Agropecuária Tapera do Coqueiro, na localidade de Itaó, a abertura oficial da Chama Crioula 2021. A solenidade é parte da programação dos festejos farroupilha. Devido a pandemia da Covid-19, o número de participantes foi restrito.

Na ocasião, foram executados os hinos do Brasil e do Rio Grande do Sul, autoridades fizeram a guarda dos pavilhões - entre eles, o prefeito Leonardo Betin, o vice-presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira (PDT), o coordenador da Cosfa, Fernando Silveira.

O chefe do Executivo usou a palavra para saudar a todos, parabenizar a família da fazenda hospedeira e a cosfa pela organização. O proprietário da Tapera do Coqueiro, Gaetano Santa Catarina, fez o uso da palavra através da mestre de cerimônia, Maricê Del Fabbro, agradecendo os presentes e desejando uma boa condução. Logo após, houve a unificação da Chama Crioula de Itaqui com a centelha da 3º Região Tradicionalista, trazida da cidade de Eugênio de Castro pelos cavalarianos do CTG Rincão da Cruz.

Por volta das 13h20, um grupo de homens e mulheres a cavalo deixaram a Tapera do Coqueiro, dando início a 42ª condução da Chama Crioula, que vai percorrer 82 km até o Candeeiro Crioulo, localizado no Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão).

Seguindo os protocolos sanitários, foi permitido que apenas uma representação da localidade hospedeira conduza a Chama até a cidade.

Também estavam presentes na cerimônia, o vice-prefeito, Clóvis Ravarotto Corrêa; a primeira-dama, Renata Gavarone; a secretária de Esporte, Cultura e Lazer, Elizéa Bonapace; o secretário adjunto, Vicente Guterres; secretário de Obras, Edivaldo Peres; a secretária do Trabalho, Habitação e Assistência Social, Coca Lima; e o peão e as prendas do município.