17/02/2022 | Quinta-feira | 23h14

Por Juliano Romero Cabral

Comissão organizadora e palestrantes

Foto: Juliano Romero Cabral

A Secretaria Municipal da Saúde e o Conselho Municipal de Saúde realizaram nesta quinta-feira (17/02), manhã e tarde, na Câmara de Vereadores de Itaqui, a III Conferência Municipal de Saúde Mental. Nesta edição o tema foi “A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade rumo a avanços e garantia dos serviços da Atenção Psicossocial do SUS”.

Participaram da abertura, que ocorreu às 8h30, compondo a mesa, o prefeito Leonardo Betin, o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira (PDT), o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann, o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Ricardo Contreira, a coordenadora do CAPS Sentimentos, Catiéli Bastos, a servidora da Secretaria da Saúde, Diva Silva, a representante dos usuários do CAPS Sentimentos, Rita Silveira, e representando os familiares dos usuários do CAPS Mentes Brilhantes, Diva Garcia. A psicóloga e coordenadora do CAPS Mentes Brilhantes, Morgana Hampel, conduziu o encontro.

Devido à pandemia da Covid-19, o número de participantes foi restrito no local, mas o evento foi transmitido na página da Prefeitura de Itaqui no Facebook. Inclusive, quem acompanhou on-line também poderá receber certificado de participação desde que tenha seguido o regramento que foi informado ao vivo.

Durante a manhã, a doutora em Política Social, Solange Emilene Berwig, abordou o tema da terceira conferência. Após a sua fala, muitos usuários dos serviços em saúde mental participaram com questionamentos respondidos pela palestrante e as autoridades presentes.

Na sequência, a mestre em Ciências Sociais, Lins Roballo, palestrou sobre “Os impactos da gestão e financiamento das políticas de saúde mental na garantia do acesso à atenção psicossocial”.

À tarde, uma dinâmica em grupos discutiu e formalizou sugestões de propostas para o melhoramento do serviço. Ao final, foram definidos os delegados que representarão o município e apresentarão as proposições locais na Conferência Estadual de Saúde Mental.