08/09/2022 | Quinta-feira | 12h06

Itaqui realiza desfile cívico-militar do Dia da Independência

Por Letícia Licker

Foto: Letícia Licker

Aconteceu na última quarta-feira (07/09), o desfile cívico-militar de 7 de setembro em comemoração ao bicentenário da Independência do Brasil.

O desfile foi promovido pela Prefeitura Municipal de Itaqui, através da Secretaria Municipal de Educação (SME). Ao total foram 36 entidades que desfilaram pela avenida Independência, entre as ruas Saldanha da Gama e David Canabarro. O 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado (1º RC Mec) abriu o desfile, pontualmente, às 8h.

Entre as autoridades estavam presentes, no palanque da Praça Marechal Deodoro, em frente à avenida, o prefeito Leonardo Betin; o comandante do 1º RC Mec, tenente-coronel César Augusto Cruz Schittler; o comandante da 2ª Companhia de Brigada Militar de Itaqui, capitão Ade Fagundes Guedes; a primeira-dama Renata Gavarone; secretários municipais; e vereadores.

Logo após o desfile, aconteceu a solenidade de encerramento da Semana da Pátria 2022, Leonardo e a secretária de Educação, Alessandra Saucedo, agradeceram a participação de todas as instituições, entidades e educandários nas ações alusivas à Pátria neste ano de retomada, após dois anos de atividades suspendas devido à pandemia da Covid-19.

Realizaram o arriamento das bandeiras, o chefe do Executivo (mastro central, bandeira do Brasil); o presidente da Câmara de Vereadores, Zé Silveira (bandeira do Município); o capitão da BM Ade Guedes (bandeira do RS); e o tenente-coronel do Exército, César Schittler (bandeira do Brasil). A extinção do Fogo Simbólico da Pira da Pátria de Itaqui, ficou por conta do desportista, Carlos Ivan Meus Marques.

Ao todo, cerca de 7 mil pessoas prestigiaram o desfile em cada um dos dois turnos – manhã e tarde – deste 7 de setembro, segundo levantamento da Brigada Militar.

<<   |   >>