29/10/2022 | Sábado | 19h38

Com a presença de senadores argentinos, Itaqui discute desenvolvimento da Fronteira

Mesa das autoridades brasileiras e argentinas

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui promoveu, na tarde desta sexta-feira (28/10), o Seminário Internacional Desenvolve Fronteira no Restaurante do Parque de Exposições do Sindicato Rural, durante a 46ª Expofeira de Itaqui.

O prefeito Leonardo Betin foi o primeiro a fazer o uso da palavra no evento que reuniu autoridades brasileiras e argentinas, empresários, produtores rurais, entidades representativas e imprensa.

“Nós destacamos que o povo argentino, que temos um carinho muito grande, são nossos irmãos. Pois sofrem das mesmas dificuldades que nós. Das distâncias, das fragilidades de infraestrutura e através desta união de esforços tenho certeza que teremos sim um olhar especial”, disse o chefe do Executivo municipal.

Entre as demais autoridades, o evento contou com a participação do senador da Argentina, Eduardo Alejandro Vischi; senador da província de Corrientes, Noel Eugenio Breard; vice-presidente da 1º Câmara de Senadores de Corrientes, Henry Fick; vice-intendente de Alvear (ARG), Carina Marcela Nazer; presidente da Câmara de Vereadores de Itaqui, Zé Silveira; secretária de Relações Institucionais de Alvear, Victoria Segovia; concejal de Alvear, Carlos Galiana; presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL Itaqui), Verônica Marques; presidente da Associação dos Arrozeiros de Itaqui e Maçambará, Fernando Silveira; presidente do Sindicato Rural de Itaqui e Maçambará, Raul Borges; diretor do Campus Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), José Carlos Severo Corrêa; e diretor técnico da Associação Pró-Ponte de Itaqui e Alvear, Carlos Mandadori; e demais vereadores itaquienses.

Um dos temas recorrentes do encontro foi a tão sonhada ponte que ligaria os dois países.

“A ponte de Alvear-Itaqui tem que ser uma consequência de uma série de eixos que podemos ir trabalhando. Teremos que justificar a iniciativa. E para mim, a justificação tem a ver com a integração econômica e cultural. Hoje visitamos a (empresa) Camil e fomos surpreendidos do valor agregado”, discursou o senador Vischi.

A visita da comitiva argentina a Itaqui foi importante para conversar e visitar a indústria local e as instituições, como a Unipampa, antes de todos se encontrarem no seminário. O grupo ficou surpreendido com o potencial do município e o quanto há de possibilidade de integração com as cidades argentinas.

Ao final do evento, o prefeito Leonardo Betin entregou, aos visitantes do país vizinho, vinhos da vinícola itaquiense Campos de Cima e livros do poeta e escritor João Sampaio.