24/10/2022 | Segunda-feira | 22h59

Estudantes argentinos visitam Itaqui através do projeto ArBra

Por Maria Fleck

Alunos e professores argentinos estiveram no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Maria Fleck

Na manhã desta segunda-feira (24/10), foi realizado um dos projetos do Desafio 2022 do ArBra - projeto de integração entre brasileiros e argentinos. A atividade da área da educação é um intercâmbio cultural para estudantes argentinos de graus diferentes da Escola Agrotécnica José Maria Malfussi. Os alunos estavam acompanhados de três professores, Cecilia Pereira, Sergio Nuñez e Mirian Weimer. O objetivo é desenvolver a relação entre ambos países e a troca cultural entre as suas gerações.

Foram realizadas entrevistas com convidados sobre tópicos como cultura, com o Paulo César Lima; música e canto, com Éverton Meus e Gilliard Borges; história, com Leandro Serres; religião, com Mãe Mafalda; esporte, com Ivan Meus Marques; e lugares históricos, com César Diani.

Após, os estudantes conheceram todas as dependências do Teatro Prezewodowski e a Praça Macheral Deodoro da Fonseca, em uma espécie de visita guiada sobre os locais. Durante a visitação, houve a tradução da professora Rúbia de Paula Knapp Flores, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Otávio Silveira, que está participando pela primeira vez do projeto.

Conforme uma das idealizadoras do projeto, Mercy Gervasoni, a atividade foi realizada como um projeto piloto para que futuramente sejam envolvidas mais escolas.

O projeto ArBra existe desde 2015 e inclui sete categorias de atividades desenvolvidas entre as cidades argentinas, como Alvear e La Cruz, e brasileiras da região da Fronteira Oeste.