06/10/2022 | Quinta-feira | 12h24

Executivo participa de audiência pública sobre emprego e qualificação

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

O prefeito Leonardo Betin e o secretário adjunto da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Maurício Talhaferro, participaram na noite de quarta-feira (05/10) da audiência pública “Qualificação e Primeiro Emprego” realizada no plenário Olsy Marenco Silveira da Câmara de Vereadores de Itaqui.

O encontro foi conduzido pelo vereador Emerson Ramos (PTB) e contou também com a presença do presidente do Poder Legislativo, Zé Silveira, e demais vereadores. Participaram da discussão, a advogada do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS Novos Laços, Waleska Belloc Barbosa; o coordenador da agência da Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social e do Sistema Nacional de Emprego (Sine/FGTAS), Mauro Jardim; a presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Verônica Marques; a diretora do Senac, Lisandra Reis; o diretor da Escola de Capacitação Data Master, André Silva; além de representantes e alunos de escolas.

“Nós temos que olhar o jovem de forma diferente. Por que muitas vezes a gente quer impor ferramentas ou cursos que não estão alinhados com o que os jovens pensam. É um papel importante, e um pontapé inicial, são estas discussões. Feliz em ver jovens aqui, o que é algo raro. Nas audiências públicas, às vezes, são pautas que são para o jovem e não tem nenhum”, relatou o chefe do Executivo.

Durante o evento foram destacados as oportunidades quando cursos de capacitação são oferecidos pela prefeitura, gratuitamente, em parceria com outras entidades. Também foi abordado sobre o avanço de instituições públicas e privadas de ensino e qualificação no município, como é o caso da Polo Universitário da Fronteira Oeste (PUFRO) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) com cursos e graduações gratuitos e com a possibilidade de disponibilizar cursos técnicos.