19/10/2022 | Quarta-feira | 23h56

Itaqui atinge meta de vacinação contra a pólio

Município é o segundo com maior cobertura vacinal da região

Estratégia de busca ativa foi fundamental para a ampliar cobertura vacinal

Foto: Divulgação / Secretaria Municipal da Saúde

Desde o início da Campanha Nacional de vacinação contra a Poliomielite, em 8 de agosto, até esta quarta-feira (19/10), Itaqui aplicou 2.099 doses do imunizante. Com este número de aplicações, o município atingiu uma cobertura vacinal de 97,45%, conforme dado do Ministério da Saúde. A meta era de 95%.

A vacinação contra a pólio em crianças de 1 a 4 anos é disponibilizada nas Estratégias Saúde da Família (ESFs) e no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A campanha foi prorrogada em todo o Rio Grande do Sul até 22 de outubro.

“As estratégias adotadas pelo município para facilitar o acesso da população à vacina foram cruciais nessa conquista. Parabenizo as nossas equipes de imunizações. Agradeço a nossa comunidade que busca os imunizantes, acredita no nosso trabalho e confia na seriedade do Sistema Único de Saúde”, destacou o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann.

Entre as estratégias citadas, estão as buscas ativas nas residências realizadas pelas equipes de enfermagem das unidades e com o apoio dos agentes comunitários de saúde (ACS). Além de visitas nas escolas de educação infantil.

“Até a metade da campanha estávamos indo bem devagar. Para atingirmos a meta foram muito importantes as ações extramuros. Em 22 de setembro iniciamos as buscas ativas, indo de casa em casa, também fomos nas EMEIs e escolas. Seguimos com estas ações para pólio e demais vacinas”, relatou a coordenadora do Setor de Imunizações, Fabiane D’ávila.

Entre os 11 municípios que fazem parte da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Itaqui ficou em segundo lugar com maior cobertura vacinal, ficando atrás somente de Quaraí que aplicou o imunizante em 98,27% do público-alvo.