04/10/2022 | Terça-feira | 12h39

Lançada a Semana Municipal da Consciência Negra de Itaqui no gabinete do Executivo

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

A Prefeitura de Itaqui lançou na manhã desta terça-feira (04/10) a Semana Municipal da Consciência Negra. O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação e aconteceu no gabinete do prefeito Leonardo Betin. Na oportunidade, foi apresentada a Lei 4.616, de 8 de setembro de 2022, que institui a data de reconhecimento do povo negro no município e a apresentação da identidade visual das atividades celebradas na semana do dia 20 de novembro – Dia Nacional da Consciência Negra.

Participaram do evento os representantes de casas de religião de matriz africana e do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Indígenas (NEABI) do campus de Itaqui da Universidade Federal do Pampa (Unipampa). Além da presença da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Coca Lima; da secretária adjunta da Saúde, Andressa Deobald; da secretária adjunta de Educação, Tatiane Goulart; da coordenadora do CREAS Novos Laços, Amanda De Paula Virgili; da assessora de Políticas de Gênero, Graciela Osório; a servidora do setor de Cadastro Único (CadÚnico), Lisiane Bastiane; e o assessor técnico, Fernando Coelho.

Em discussão, foi destacado por todos os presentes a importância da implantação da Lei, não somente pela celebração, mas também como base para incluir grupos negros em ações de políticas públicas.