20/10/2022 | Quinta-feira | 00h04

Lançada há cinco meses, Sala do Empreendedor de Itaqui conquista certificação Prata na 31ª Mercopar

Secretária Istely e servidoras Marla e Isis receberam o troféu de certificação

Foto: Divulgação / Sebrae RS

Com o intuito de desburocratizar e dar suporte aos empreendedores de Itaqui foi criada a Sala do Empreendedor no Paço Municipal. Nesta quarta-feira (19/10), com apenas cinco meses de existência, o espaço foi reconhecido com certificação Prata durante a 31ª Mercopar, a maior feira de inovação e negócios da América Latina, realizada em Caxias do Sul, na Serra.

O evento de premiação que acontece no segundo dia de feira é realizado em parceria entre o Sebrae RS e a Fundação Nacional de Qualidade (FNQ). Nesta edição, 110 municípios gaúchos estavam participando. A certificação nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante é concedida conforme o número de serviços disponibilizados pelos municípios.

Itaqui, apesar do espaço estar em atividade somente desde junho deste ano, já alcançou diretamente o selo prata, na frente de outras 44 cidades que conquistaram o Bronze. No município, o serviço desenvolvido pela Secretaria Municipal da Fazenda e Desenvolvimento Econômico também está agregado à Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), e dispõe da atuação da Vigilância Sanitária (Visa) e da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI).

A secretária da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Istely Valle, e as servidoras que atuam na Sala do Empreendedor, Marla Valle e Isis Bertolazi, receberam o troféu de certificação inédito para o município.

“Foi uma surpresa nós ganharmos o selo prata, devido a nossa sala ter sido aberta há cinco meses. Este é o resultado das políticas públicas que estamos desenvolvendo na Secretaria da Fazenda. Agradeço pelo empenho das servidores que abraçaram este projeto e, diariamente, empenham-se para atingirmos os objetivos. Seguimos buscando agilizar e desburocratizar os processos. É um sentimento de orgulho e gratidão. A Sala do Empreendedor fortalece o empreendedorismo no nosso município”, destacou Istely.

Conhecidas por facilitar a vida dos Microempreendedores Individuais – MEIs, oferecer consultas e capacitação, as Salas do Empreendedor premiadas atenderam a uma criteriosa metodologia de avaliação. Atualmente, existem no Rio Grande do Sul 172 desses espaços que impactam 81% das micro e pequenas empresas do Estado, conforme destaca o Sebrae.

“Valorizar e reconhecer quem investe na melhoria do ambiente de negócios é fundamental para incentivar a continuidade dessas práticas que fomentam o empreendedorismo e promovem o desenvolvimento econômico nos municípios”, relatou a gerente de Políticas Públicas do Sebrae RS, Janaína Zago.

A Sala do Empreendedor de Itaqui fica localizada no prédio da Prefeitura com atendimento, de segunda a sexta-feira, das 7h às 13h ou pelo WhatsApp (55) 9 9703 9773.