06/10/2022 | Quinta-feira | 10h17

Prefeito acompanha demandas do interior e participa da entrega de máquina para agroindústria

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

O prefeito Leonardo Betin visitou as localidades de Curuçu e Passo da Cachoeira, no interior do município, nesta quarta-feira (05/10). Na oportunidade ocorreu a entrega de equipamentos para agroindústria e conversa com moradores das duas localidades. Itaó também fez parte do itinerário, nos três locais foram observadas a situação das estradas vicinais.

O chefe do Executivo estava acompanhado do vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, dos secretários municipais, Lucian del Fabbro (Agricultura e Meio Ambiente - SAMAI) e Edivaldo Peres (Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural) e do técnico agrícola da SAMAI, Ivan Ananias.

O grupo participou da oficialização da entrega de uma máquina descascadora de legumes, duas mesas, dois freezers para a agroindústria Agroalimentos Curuçu, mantida em parceria com a Associação dos Produtores da Agricultura Familiar do Curuçu (APAFC). O município foi contemplado na Consulta Popular 2020 do Rio Grande do Sul com o valor de R$ 61.538,00 e com contrapartida do Poder Executivo de R$ 52.010,48 foi possível adquirir os equipamentos.

Com novo maquinário, a agroindústria pretende ampliar a produção e informa aos demais produtores do município interessados no beneficiamento de produtos que podem entrar em contato com com a APAFC ou com a própria SAMAI (Rua Independência, nº 230, anexo). Os produtores também pretendem participar de chamamentos de instituições públicas.

Ainda no Curuçu, Betin conversou e ouviu as demandas dos moradores. No Itaó, a comitiva observou o patrolamento que já foi realizado pela Secretaria de Obras, além de apontar outras melhorias que deverão ser realizadas.

Na Associação de Moradores do Passo da Cachoeira (AMPC), foi realizada uma reunião com moradores para sanar dúvidas sobre o antigo Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) que agora é Alimenta Brasil – programa do Governo Federal de incentivo à produção de agricultores familiares que o município já está realizando o cadastro –; situação para instalação de açudes através do ‘Avançar na Agricultura’ do governo do Estado que Itaqui está regularizado, mas aguarda o progresso do programa; e recuperação de trechos que foram acrescidos no cronograma de trabalho da Secretaria de Obras.