20/11/2022 | Domingo | 15h08

Por Juliano Romero Cabral

Evento ocorreu em frente ao Cemitério Municipal

Foto: Juliano Romero Cabral

Aconteceu na noite deste sábado (19/11) o 1º Cruzeiraço de Itaqui organizado pelas casas de religiões de matriz africana. O evento consta na programação da Semana Municipal da Consciência Negra.

Esta é a primeira vez que o município realiza atividades relacionadas ao Dia Nacional da Consciência Negra, celebrado neste domingo (20/11). A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação é a organizadora desta semana de apresentações, mesas redondas, palestras e mostras da comunidade negra de Itaqui. Foi através da Lei 4.616, de 8 de setembro de 2022, que institui a data de reconhecimento do povo negro no município e possibilita as atividades.

O Cruzeiro – que dá o nome ao evento que ocorreu na rua Mariano Pinto, em frente ao Cemitério Municipal – é uma celebração das religiões afro que permite um diálogo com exus e pretos-velhos.

A secretária de Desenvolvimento Social, Coca Lima, e o secretário adjunto de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Vicente Guterres, prestigiaram o evento.