03/11/2022 | Quinta-feira | 23h10

Itaqui terá Semana do Orgulho LGBTQIAP+ em dezembro

Por Juliano Romero Cabral

Lançamento ocorreu no gabinete do prefeito

Foto: Juliano Romero Cabral

A Prefeitura de Itaqui realizou na manhã desta quinta-feira (03/11) o lançamento oficial da Semana Orgulho LGBTQIAP+ que ocorrerá no próximo mês.

O prefeito Leonardo Betin, secretários municipais e um grupo do movimento que defende a diversidade e a representatividade de lésbicas, gays, bissexuais, travestis, e entre outros, discutiram ações de políticas públicas envolvendo as áreas de saúde, educação e assistência social para a comunidade LGBTQIAP+.

A 1ª Semana do Orgulho acontecerá entre os dias 12 e 17 de dezembro em diversos horários e locais da cidade. Consta na programação, que será divulgada nas próximas semanas, seminários, debates, concurso e apresentações artísticas e culturais.

Além do chefe do Executivo, estiveram presentes no lançamento a secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Coca Lima, e a secretária adjunta, Jucleia Velasque; o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann, e a secretária adjunta, Andressa Deobald; a assessora de Políticas de Gênero, Graciela Osório; a coordenadora do Centro de Referência Especializado de Assistência Social - CREAS Novos Laços, Amanda De Paula Virgili; as servidoras do Cadastro Único (CadÚnico), Nilva Trindade; de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Maricê Del Fabro; e da Educação, Isa Lopes. Além dos integrantes do movimento LGBTQIAP+, que deverá se tornar um núcleo, Marcio Porciuncula, Jean Morales, Sergia Lima, Jackeline Lima e Fernando Tavares.

“O evento se destina a realizar atividades sociais, culturais e de saúde à Comunidade LGBTQIAP+ de Itaqui/RS. Bem como, contribuir na formação, organização e fortalecimento da nossa comunidade em nossa cidade. Além disso, se propõe a dialogar com a comunidade itaquiense destacando a importância da diversidade na formação da cidade e conscientizando sobre nossos direitos e deveres como cidadãos”, destacou o movimento em nota.