28/12/2022 | Quarta-feira | 15h58

Com iluminação de LED, conta de luz do Parcão reduz o valor em 80%

Parcão de Itaqui durante a noite após instalação de refletores de LED

Foto: Juliano Romero Cabral

A modernização do sistema de iluminação do Parque Comendador Firmino Fernandes (Parcão) tem resultados visíveis desde que os refletores de tecnologia LED começaram a ser instaladas, em agosto de 2022. Além da claridade no local, a Prefeitura de Itaqui deixou de pagar valores como R$ 10,4 mil, em agosto, para receber a nova cobrança da conta de energia de R$ 2,9 mil, com vencimento em dezembro. A diferença de valores gira em torno de 80% de economia.

Para estimular ainda mais vivência do espaço público que passa por revitalização, a Secretaria Municipal de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural substituiu as antigas lâmpadas por refletores de LEDs. Através disso, as famílias passaram a ocupar o parque durante a noite para estender o lazer em família ou com amigos, ampliar o horário de caminhada ou do uso das quadras esportivas.

O secretário adjunto de Obras, Gilsemar Lorensi, que coordenou a renovação do sistema de iluminação, destaca que o projeto deverá ser estendido a outras áreas de lazer do município. A empresa Imembuí Microfinanças apoiou a ação com doação de refletores.