16/12/2022 | Sexta-feira | 12h15

Executivo participa de audiência pública sobre o trânsito

Por Juliano Cabral

Foto: Juliano Cabral

O prefeito Leonardo Betin e o diretor da Divisão de Trânsito (Ditran), Nathan Motta, participaram de uma ampla discussão com vereadores, entidades representativas e Centro de Formação de Condutores (CFC) na audiência pública sobre a situação do trânsito em Itaqui realizada, na noite de quinta-feira (15/12), no plenário Olsy Marenco Silveira da Câmara Municipal de Vereadores.

O vereador Lauro Hendges (PL) foi o proponente e conduziu a audiência. Adolescentes que participam do projeto “Vereador Mirim” do Poder Legislativo e representantes dos órgãos de segurança também participaram do encontro.

Ainda pelo Poder Executivo, estavam presentes a secretária de Administração, Eliane Pacheco, o secretário de Obras, Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano e Rural, Edivaldo Peres, o secretário adjunto, Gilsemar Lorensi, e os coordenadores Renata Lima (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192), Gomercindo dos Santos (Mobilidade Urbana) e Valdemarino Amaral (Defesa Civil).

Os sócios-proprietários do CFC Moróca, o diretor-geral Mario Menezes e o diretor de ensino Mario Menezes Jr., destacaram o trabalho desenvolvido para reduzir o número de infrações, como a realização de blitz educativas em conjunto com a Ditran.

Na oportunidade, a Ditran apresentou os seguintes dados:

- de 1º de janeiro até 15 de dezembro, foram 1.177 autos de infração lavrados pelos agentes de trânsito;

- 72 acidentes, sendo 45 com lesões corporais, 27 danos materiais e 4 mortes (3 na área rural e 1 urbana);

- Itaqui possui uma frota de 20.843 veículos.

Leonardo e Nathan destacaram as ações realizadas como blitz, atividades nas escolas e a colocação das modernas lombadas modulares, quatro estão sendo instaladas nesta semana nas últimas vias que receberam pavimentação asfáltica. Novos quebra-molas serão adquiridos em 2023.