Notícias

18/12/2022 | Domingo | 19h28

Itaqui assina termo de cooperação com o Governo do RS pela garantia de direitos da comunidade LGBTQIAPN+

Por Juliano Romero Cabral

Assessoria de Comunicação Social

O termo assinado garante o município na Rede de Proteção LGBTQIAPN+

O termo assinado garante o município na Rede de Proteção LGBTQIAPN+
Foto: Juliano Romero Cabral

Na manhã deste sábado (17/12), data que Itaqui celebra a 1ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+, foi assinado pelo prefeito Leonardo Betin e o coordenador estadual da Diversidade Sexual do Governo do Rio Grande do Sul, Dani Morethson, o termo de cooperação pela promoção das políticas públicas relacionadas à diversidade sexual e de gênero.

Cedo da manhã, Dani publicou um vídeo com o vice-governador eleito Gabriel Souza que desejou “parabéns pelo ato de assinatura deste importante documento, pode parecer pouco mas é o ingresso do município à rede de proteção LGBTQIA+, que é uma política importante”.

O encontro para assinatura aconteceu na sala Roque Degrazia do Teatro Prezewodowski. Também participaram do encontro os organizadores da Semana do Orgulho LGBTQIAPN+, membros da comunidade, o vereador de Santa Maria e coordenador regional da Rede Gay e estadual da Aliança Nacional LGBTI, Rudys Rodrigues (MDB), a primeira-dama Renata Gavarone, os secretários municipais Eduardo Kulmann (Saúde), Coca Lima (Desenvolvimento Social e Habitação) e Maricê Del Fabro (Esporte, Cultura, Lazer e Turismo), a secretária adjunta da Saúde Andressa Deobald, o assessor técnico de Desenvolvimento Social, Fernando Coelho, a assessora de Políticas de Gênero, Graciela Osório, e a vereadora Daniela Sanchotene (MDB).

Em cláusula única, o termo “refere-se ao compromisso do município de Itaqui com o Estado do Rio Grande do Sul em realizar o plano de ações para a população LGBTQIA+” aderindo à Rede Estadual de Proteção da comunidade pertencente à sigla.