18/12/2022 | Domingo | 19h32

Itaqui realiza a 1ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+

Para embalar a parada, o grupo saiu em caminhada por dois quarteirões com harmonia de escola de samba

Foto: Juliano Romero Cabral

A tarde de sábado (17/12) foi de sol forte e nada de chuva, mas, mesmo assim, o arco-íris apareceu. E o esplendor de cores estava nas bandeiras, nos balões, na enfeitada Praça Marechal Deodoro da Fonseca, nas roupas e nas maquiagens. Com clima festivo, Itaqui realizou, durante tarde e noite, a 1ª Parada do Orgulho LGBTQIAPN+.

A sigla da festa abrangia pessoas lésbicas, gays, bi, trans, queer, intersexo, assexuais/arromânticas, pan/poli, não-binárias e mais. Após a fala das autoridades, uma volta em dois quarteirões, conduzidos pela harmonia da escola de samba Império do Arco-íris, coloriu as ruas e trouxe o cântico da diversidade sexual e de gênero à cidade de Itaqui. Na sequência, no palanque da praça, homenagens, discursos e apresentações performáticas.

Entre as autoridades, participaram o prefeito Leonardo Betin, a primeira-dama Renata Gavarone, secretários municipais Eduardo Kulmann (Saúde), Coca Lima (Desenvolvimento Social e Habitação) e Maricê Del Fabro (Esporte, Cultura, Lazer e Turismo), a secretária adjunta de Educação, Tatiane Goulart, a assessora de Políticas de Gênero, Graciela Osório, o coordenador estadual da Diversidade Sexual do Governo do Rio Grande do Sul, Dani Morethson, o vereador de Santa Maria e coordenador regional da Rede Gay e estadual da Aliança Nacional LGBTI, Rudys Rodrigues (MDB), a vereadora de São Borja e coordenadora de projeto da ONG ‘Girassol, amigos da diversidade’, Lins Roballo (PT), e as vereadoras itaquienses Daniela Sanchonete (MDB) e Solange Carniel (PDT).

Com o evento foi concluída a 1ª Semana do Orgulho LGBTQIAPN+ de Itaqui, que iniciou em 12 de dezembro. A programação foi uma promoção da Prefeitura de Itaqui e do Núcleo Somos Pelo Amor. Durante a noite, a organização e a comunidade LGBTQIAPN+ comemorou o sucesso da primeira edição na Festa Pride, no Beko 245 (Alameda Domingos Lacroix, nº 245).