28/12/2022 | Quarta-feira | 15h56

Prefeito e vice participam de histórica posse da Mesa Diretora formada por mulheres na Câmara

Vice-prefeito Clóvis, Queli, Solange, Daniela e prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin e o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa participaram, na noite desta terça-feira (27/12), da sessão solene de posse da nova Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Itaqui. A cerimônia foi, inicialmente, conduzida pela presidente em exercício, vereadora Queli Ferreira. Todas as funções da Mesa passam a ser ocupadas por mulheres.

No decorrer do evento, a vereadora Solange Carniel (PDT) assinou o livro de posse, assumindo a presidência e a condução da sessão. Na sequência, convidou as vereadoras reeleitas à Mesa Diretora, Queli Ferreira (PL) e Daniela Sanchotene (MDB), vice-presidente e secretária, respectivamente, para a assinatura que oficializa o trio de mulheres na direção do Palácio Rincão da Cruz pela primeira vez na história. A pedetista é a sexta mulher a presidir o parlamento itaquiense em 18 legislaturas.

“Quero colocar o Executivo inteiramente à disposição de vocês. Reconhecendo mais uma vez o trabalho que vocês vem fazendo. E tenho certeza que você, Solange, tens capacidade, liderança, conhecimento, e que esta casa te abraçará, sim, e a sua equipe, assim como a sociedade itaquiense que te elegeu. E vocês continuarão fazendo um belo trabalho frente ao Legislativo itaquiense”, disse o chefe do Executivo na tribuna.

Entre as autoridades, além dos chefes dos dois Poderes, participaram o comandante do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec), tenente-coronel Anderson Escobar Vargas; o soldado Perí Poetini Goulart, representando o comando da 2ª Companhia da Brigada Militar (2ª Cia BM); vereadores; e os secretários municipais Lucian Del Fabbro (Agricultura e Meio Ambiente), Maricê Del Fabro Salcedo (Esporte, Cultura, Lazer e Turismo), Alex Sanchotene (adjunto da Administração); e a assessora de Políticas de Gênero do Poder Executivo, Graciela Osório. No plenário Olsy Marenco Silveira, também estavam os adolescentes que atuam no projeto “Câmara Mirim”, familiares da nova presidência, representantes de partidos e imprensa.

Em seu discurso de posse, Solange agradeceu o apoio da família e colegas, colocou-se à disposição do Executivo, das forças de segurança e da comunidade em geral, além de reforçar as funções dos vereadores. “Esta Mesa que hoje assume traz consigo uma proposta de trabalho baseada no diálogo, informação, transparência e divulgação do processo legislativo a nossa comunidade”, declarou.

Mesa Diretora 2023

Presidente: Solange Carvalho Carniel
Vice-presidente: Queli Gomes Ferreira
Secretária: Daniela da Luz Sanchotene Gonçalves