19/12/2022 | Segunda-feira | 13h01

Prefeito prestigia lançamento de podcast do jornalista Eduardo Silva sobre o FIT

Prefeito Leonardo e jornalista Eduardo Silva

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin e a primeira-dama Renata Gavarone prestigiaram, na manhã desta segunda-feira (19/12), na Câmara de Vereadores, o lançamento oficial do PodCast “Itaqui em Cena” do jornalista e mestrando em Comunicação e Indústria Criativa, Eduardo Silva.

“Itaqui Em Cena” traz em cinco episódios a história do Festival Itaquiense de Teatro (FIT). O produto é oriundo do projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação do Mestrado em Comunicação e Indústria Criativa da Universidade Federal do Pampa – Unipampa Campus São Borja. Eduardo conversou com criadores, atores e avaliadores que passaram pelo festival. O conteúdo está disponível no YouTube (youtube.com/@itaquiemcena) e no Spotify (https://open.spotify.com/show/4yCVbRvsPURa4bJl2heCtt?si=b7783fb2169f434f).

Leonardo parabenizou Eduardo pela criação do conteúdo, destacando as qualidades do profissional, e colocou o Poder Executivo à disposição para o trabalho de pesquisa e futuras parcerias.

Além do chefe do Executivo, o coordenador acadêmico da Unipampa de Itaqui, Alisson Darós, o presidente do Poder Legislativo, Zé Silveira, demais vereadores, amigos, atores e entrevistados participaram do lançamento no plenário Olsy Marenco Silveira da Casa Legislativa. O jornalista também recebeu uma Moção de Aplauso dos parlamentares “por incentivar e dar apoio àqueles que lutam, estudam, pesquisam e buscam construir e compartilhar conhecimentos sobre a história de nossa cidade”.

PodCast “Itaqui Em Cena”

Episódio 1: Em abril de 2000 começa o Festival Itaquiense de Teatro. Seis grupos locais sobem ao palco do Teatro Prezewodowski. Entrevistados: Daniel Kraetzig, Verando Valença, Luciano Santos e Felícia Escobar. (16min48s)

Episódio 2: Após duas edições exclusivamente com grupos locais, em 2003 o FIT começa a receber companhias teatrais de outras cidades. O episódio reflete sobre as consequências dessa mudança. Entrevistados: Verando Valença, Luciano Santos e Felícia Escobar. (15min01s)

Episódio 3: Entre 2003 e 2014, o FIT consolidou as suas principais características: o esplendor do Teatro Prezewodowski e a hospitalidade dos itaquienses. Convidados analisam a identidade do festival. Entrevistados: Marlon Britto, Paulo Mello, Kleber Lorenzoni e Stella Bento. (23min)