14/12/2022 | Quarta-feira | 18h23

UAB comemora 15 anos de atividades em Itaqui

Solenidade festiva ocorreu na sede da UAB, junto à escola Aníbal Loureiro

Foto: Juliano Romero Cabral

O Polo Universitário da Fronteira Oeste (PUFRO) da Universidade Aberta do Brasil (UAB) comemorou, nesta quarta-feira (14/12), 15 anos de atividades em Itaqui. Para celebrar a data, uma solenidade foi realizada na sede da instituição, situada em anexo à Escola Estadual Aníbal Loureiro (Rua Domingos Martins, nº 2152).

O prefeito Leonardo Betin, a primeira-dama Renata Gavarone, a coordenadora do polo UAB/Itaqui, Márcia Barz, a secretária municipal de Educação, Alessandra Saucedo, a secretária adjunta, Tatiane Goulart, o presidente da Câmara de vereadores, Zé Silveira, o diretor da Universidade Federal do Pampa – Unipampa Campus Itaqui, José Carlos Severo Corrêa foram algumas das autoridades participantes do evento. A professora e ex-tutora da UAB/Itaqui, Ana Cabreira, e o diretor da escola Aníbal Loureiro, Milkes Patta, também marcaram presença fizeram o uso da palavra.

“Também sou filho dessa casa. Tive a oportunidade, em 2010, cursar Gestão Pública. Alguns anos mais tarde, cursei o mestrado junto à Unipampa. E hoje ver essa importante parceria UAB e Unipampa formando itaquienses, qualificando a educação, formando pessoas competentes, e qualificação cinco estrelas, para nós é motivo de muito orgulho”, destacou o chefe do Executivo.

Durante a solenidade, Zé Silveira entregou para Márcia uma Moção de Aplausos do Poder Legislativo à UAB “pelos relevantes trabalhos desenvolvidos em nosso município na formação acadêmica”. O pároco Guilherme Schmidt também fez uso da palavra e abençoou o polo.

Ao final, ocorreu o descerramento de uma placa comemorativa de 15 anos e sorteio de brindes para os expectadores da transmissão ao vivo na página da Prefeitura de Itaqui.

UAB Itaqui

A UAB chegou em Itaqui em 2007. Atualmente o polo de apoio presencial está situado na escola Aníbal Loureiro. Com estrutura física e recursos humanos mantidos pela prefeitura, mediante convênios com o Ministério da Educação (MEC), através da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), e com a Universidade Federal do Pampa (Unipampa) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o polo conta com alunos matriculados nos cursos de licenciatura em Geografia (Unipampa), Letras – Português (Unipampa), Letras – Espanhol (UFSM) e Pedagogia (Unipampa).