22/02/2023 | Quarta-feira | 23h35

Idosos a partir dos 70 anos e pessoas imunocomprometidas podem receber vacina bivalente contra Covid-19 nesta quinta-feira

Foto: Divulgação / Juliano Romero Cabral

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) começa, nesta quinta-feira (23/02), a aplicação da vacina bivalente contra a Covid-19 em idosos com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas a partir dos 12 anos (indivíduos cujo o sistema imune não funciona como deveria; está comprometido). O intervalo entre a bivalente e o segundo reforço (quarta dose) é de quatro meses.

A vacinação acontece no Centro de Saúde, de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 12h45 e das 13h15 às 18h30. No momento de receber a dose é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e carteira de vacinação. Pessoas imunocomprometidas deverão apresentar laudo, receita ou exame que comprove alguma das seguintes condições:

- Pessoa transplantada de órgão ou de medula óssea;
- Pessoa vivendo com HIV (PVHIV);
- Pessoa com doença inflamatória imunomediada em atividade e em uso de corticoides em doses > 20mg/dia de prednisona, ou equivalente, por > 14 dias;
- Criança: doses de prednisona, ou equivalente, > 2mg/kg/dia por mais de 14 dias até 10kg;
- Pessoa em uso de imunossupressores e/ou imunobiológicos que levam a imunossupressão;
- Pessoa com erros inatos da imunidade (imunodeficiências primarias);
- Pessoa com doença renal crônica em hemodiálise;
- Paciente oncológico que realiza tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos seis meses;
- Pessoa com neoplasias hematológicas.

Apesar da campanha nacional iniciar somente na próxima segunda-feira (27/02), o Rio Grande do Sul adiantou a aplicação da bivalente – vacina com proteção ampliada, contemplando variantes surgidas no decorrer da pandemia da Covid-19. Em Itaqui a vacinação com este imunizante começou em 15 de fevereiro com aplicação em idosos residentes e trabalhadores do Lar São José – incluídos na disponibilidade da vacina para Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI).

As pessoas que não fazem parte do grupo prioritário para as vacinas bivalentes e não iniciaram a vacinação, ou que estão com o esquema vacinal para sua faixa etária incompleto, deverão completá-lo com as vacinas monovalentes que são aplicadas no Centro de Saúde e nas Estratégias Saúde da Família (ESFs).

Quem pode receber a vacina bivalente contra Covid-19 nesta primeira fase:

- Idosos com 70 anos ou mais
- Pessoas imunossuprimidas
- Idosos que residem e/ou trabalhadores de Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPI)