22/02/2023 | Quarta-feira | 23h38

Recicladores que trabalharam no Carnaval 2023 resgatam dinheiro de coletas e recebem cestas básicas e camisetas

Grupo de coletores se mantém unido e fortalece reciclagem em Itaqui com apoio do Executivo e do Cerest Oeste

Foto: Juliano Romero Cabral

Além dos belos desfiles das escolas de samba de Itaqui, o Carnaval 2023 também deu espaço para a sustentabilidade e à valorização dos recicladores. A cada intervalo entre uma agremiação carnavalesca e outra, lá estavam os catadores de materiais recicláveis percorrendo a Passarela do Samba Jorge Vômero recolhendo as latinhas de bebidas descartadas pelo público.

Nesta quarta-feira de cinzas (22/02) foi a vez de saber o resultado do trabalho realizado nas duas noites de desfiles. Ao total, 108 kg de alumínio coletados. A empresa César Reciclagem de São Borja comprou o material e pagou o valor de R$ 25 por noite para cada um dos 14 catadores. A entrega ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Habitação (Rua Castelo Branco, nº 1985) - a mesma que organizou a atividade idealizada pela primeira-dama Renata Gavarone.

Os catadores de recicláveis também receberam cestas básicas e camisetas repassadas pelo Centro de Referência em Saúde do Trabalhador – Cerest Oeste, com sede em Alegrete, disponibilizadas através de recurso do Ministério Público do Trabalho (MPT) do Rio Grande do Sul.

Entre as autoridades participantes no resgate de valores e entrega das cestas, estavam a titular da pasta, Coca Lima, a primeira-dama Renata Gavarone, a secretária de Esporte, Cultura Lazer e Turismo (SMECULT) e representante da Comissão Pró-Carnaval de Rua de Itaqui (Comcari), Maricê Del Fabro, o secretário adjunto da SMECULT, Vicente Guterres, e a vereadora Queli Ferreira (PL).