08/03/2023 | Quarta-feira | 11h48

Dia Mundial do Rim terá ações de promoção à saúde no centro de Itaqui

Por Juliano Cabral

Foto: Divulgação / Letícia Licker

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) promove uma ação descentralizada para o Dia Mundial do Rim, nesta quinta-feira (09/03), na Praça Marechal Deodoro, a partir das 8h30. A data, idealizada pela International Society of Nephrology (ISN), é comemorada anualmente na segunda quinta-feira do mês de março – dia 9, em 2023.

Na oportunidade, a equipe com o apoio da Estratégia Saúde da Família – ESF Vila Nova vai disponibilizar aferição de pressão arterial e teste de glicose (HGT) para pessoas que estiverem em jejum.

O evento contará com distribuição de material educativo para maiores orientações sobre cuidados com os rins.

A atividade contempla as ações de promoção da saúde e prevenção de doenças crônicas consideradas fatores de risco para a doença renal crônica, conforme consta na Lei Municipal nº 4.307 de 20 de julho de 2018. O projeto de lei é de autoria do, na época, vereador Leonardo Betin, atual chefe do Executivo