08/03/2023 | Quarta-feira | 20h06

Governo Municipal e Cerest Oeste alinham projetos para estruturação de catadores em Itaqui

Encontro entre administração municipal e Cerest no gabinete do prefeito Leonardo Betin

Foto: Juliano Romero Cabral

O prefeito Leonardo Betin recebeu, em seu gabinete, na manhã desta quarta-feira (08/03), a visita da coordenação do Centro Regional de Referência em Saúde do Trabalhador da Região Oeste do Rio Grande do Sul – Cerest Oeste. No encontro, com a presença da secretária de Desenvolvimento Social e Habitação, Coca Lima, foi traçado o planejamento para melhorar as condições e regularizar o trabalho desenvolvido pelos catadores de materiais recicláveis de Itaqui.

Estavam presentes na reunião, psicóloga e coordenadora do Cerest Oeste, Anália Ferraz Rodrigues, o fiscal de Vigilância em Saúde do Trabalhador da entidade, Marcos Vieira, a secretária da Fazenda e Desenvolvimento Econômico, Istely Valle, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente (SAMAI), Lucian Del Fabbro, a secretária adjunta de Desenvolvimento Social e Habitação, Jucleia Velasque, e o assessor técnico da pasta, Fernando Coelho.

Durante a conversa, foram relembradas as ações realizadas em parceria entre o Governo Municipal e o Cerest, muitas vezes com o apoio do Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT/RS), como entrega de kits de equipamentos de proteção individual (EPIs), camisetas, cestas básicas, capacitações e até a organização de trabalho conjunto durante o Carnaval de Rua 2023, na Passarela do Samba Jorge Vômero.

Agora, o Executivo e o Centro de Saúde do Trabalhador buscam dar apoio para a estruturação de melhores condições de trabalho aos catadores de recicláveis. O objetivo é a formalização e construção de uma entidade representativa e organizacional do trabalho destes profissionais. Além disso, propor atividades que envolvam as famílias como a disponibilização de um terceiro turno em escolas municipais – com prioridade para os filhos dos recicladores.