07/03/2023 | Terça-feira | 12h30

Primeira-Dama é homenageada em sessão especial Nobre Cidadã do Legislativo

vereador Lauro Hendges (PL) entrega título de Nobre Cidadã à Renata Gavarone, primeira-dama de Itaqui

Foto: Juliano Romero Cabral

Quatro mulheres receberam, na noite de segunda-feira (06/03), o título de Nobre Cidadã em sessão especial realizada na Câmara Municipal de Vereadores, por meio da Coordenadoria da Mulher, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março. A primeira-dama do município, Renata Gavarone, foi uma das homenageadas e recebeu o título por indicação do bloco parlamentar formado por PL e MDB.

O prefeito Leonardo Betin, o vice-prefeito Clóvis Ravarotto Corrêa, secretários municipais e assessores, Assessoria de Políticas de Gênero e o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS Novos Laços) participaram representando o Poder Executivo. Além do prefeito e vice, também ocuparam a mesa das autoridades, a presidente da Casa Legislativa, Solange Carniel; a presidente da Coordenadoria da Mulher, Daniela Sanchotene e demais vereadores; a defensora pública, Patrícia Conde Buzatto; o comandante da 2ª companhia da Brigada Militar, capitão Ade Guedes; e representando o comando do 1º Regimento de Cavalaria Mecanizado Sá Britto (1º RC Mec); aspirante Marcos Maia.

Foram agraciadas com o Título de Nobre Cidadã as mulheres:

> Rosa Maria Verçosa Lima – por indicação do PDT
> Teresinha Garay Coffy – por indicação do PP
> Renata Raquel Gavarone Betin – por indicação do bloco PL/MDB
> Salize Figueira Pinto Silveira – por indicação do bloco PTB/PSB

“Quero parabenizar a todas as integrantes da Coordenadoria da Mulher pelo resgate desta importante sessão especial, na qual, destaca, valoriza e resgata a importância do papel da mulher na sociedade”, relatou o chefe do Executivo na tribuna. Na sequência, não deixou de homenagear a esposa. “(Primeira-dama) um cargo em que existem muitas atribuições e não existe salário, muitas vezes não existe nem reconhecimento. Hoje eu fico muito contente (pela homenagem à primeira-dama). Agradecer aos vereadores que fizeram este reconhecimento e a comunidade itaquiense, e agradecer a ti (Renata) e tua família, vindos de Uruguaiana, pelo que fazem por Itaqui”, acrescentou.

Inaugurada a galeria das mulheres vereadoras de Itaqui

Na oportunidade, durante a sessão especial de entrega dos títulos de Nobre Cidadã, aconteceu o ato inaugural da galeria das vereadoras de Itaqui, intitulada “Mulheres no Poder Legislativo”. O mural expõe fotos e o nome de vinte parlamentares mulheres que passaram pela Câmara Municipal de Vereadores.

Atuais e ex-vereadoras descerraram a nova galeria exposta no plenário Olsy Marenco Silveira do Palácio Rincão da Cruz. “A Galeria das Mulheres que hoje está sendo inaugurada visa enaltecer historicamente, politicamente e socialmente a presença destas honrosas mulheres itaquienses no Legislativo de nossa cidade”, destacou a presidente da Câmara, Solange Carniel.

<<   |   >>