25/03/2023 | Sábado | 13h08

Secretaria e Conselho promovem 7º Conferência Municipal de Saúde

Conferência foi realizada nesta sexta-feira (24/3) na Câmara de Vereadores

Foto: Juliano Romero Cabral

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) e o Conselho Municipal de Saúde (CMS), realizaram nesta sexta-feira (24/3), a 7º Conferência Municipal de Saúde de Itaqui, na Câmara de Vereadores. O evento, que acontece a cada quatro anos, é um dos mais importantes espaços de diálogo entre governo e sociedade para a construção das políticas públicas do Sistema Único de Saúde (SUS). Nesta edição o tema foi “Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”.

A solenidade de abertura compôs a mesa de autoridades com a presença do prefeito em exercício Clóvis Ravarotto Corrêa, a presidente do Poder Legislativo, Solange Carniel, o secretário da Saúde, Eduardo Kulmann, a secretária adjunta, Andressa Deobald, e a presidente do CMS, Márcia Toazza. Também somou-se à frente do público, a vice-presidente do CMS, Rute Lucena Cabral Brazeiro. Na sequência, após a fala das autoridades, a servidora da Saúde, Salete Meneses, fez a leitura do Regimento Interno da Conferência.

O público participante pode acompanhar as palestras da responsável técnica pela Atenção Básica da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (10ª CRS), Paula Quilião, e da professora do curso de Medicina da Universidade Federal do Pampa (Unipampa - Campus Uruguaiana), Liamara Denise Ubessi. Os temas abordados foram de acordo com os eixos temáticos desta Conferência, eram eles:

– O Brasil que temos. O Brasil que queremos;
– O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas;
– Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;
- Amanhã será outro dia para todos

À tarde, aconteceu a dinâmica da divisão de grupos por eixos, apresentação de propostas e a escolha dos delegados que representarão o município na 9ª Conferência Estadual de Saúde, de 15 a 17 de Maio, em Porto Alegre. Na oportunidade, foram escolhidas como delegadas, Andressa Deobald (SMS) e Márcia Toazza (CMS) – da parte dos usuários não houve nenhuma manifestação de interesse; nenhum candidato.