22/04/2023 | Sábado | 15h20

Taekwondo: Itaquiense entre as cinco melhores do mundo visitou o Prezewodowski

Paratleta está se consagrando em eventos nacionais e internacionais

Foto: Jéssica de Farias

A paratleta de Taekwondo Maria Eduarda Machado Stumpf esteve, na manhã deste sábado (22/4), visitando o Teatro Prezewodowski. A itaquiense, de 17 anos, que está entre as cinco melhores no ranking mundial e, no Brasil, figura apenas atrás da nordestina Cristiane Neves, de 37 anos, foi recepcionada pela secretária de Esporte, Cultura, Lazer e Turismo (SMECULT), Maricê Del Fabro, e o secretário adjunto, Vicente Guterres.

Acompanhada dos pais, Elizangela Machado e Ronaldo Stumpf, a paratleta carregava algumas das principais medalhas conquistadas através do esporte. A itaquiense disputará os Jogos Parapan-Americanos de 2023 do Chile, em novembro, mas o seu calendário de competições inclui vários Abertos e Grand Prix, em países como França, Austrália, China e Grã-Bretanha, além de competições nacionais como o Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil.

A lutadora foi diagnosticada com lesão braquial no braço esquerdo, adquirida ainda no parto. Desde muito pequena precisou fazer fisioterapia e passou por cirurgia para melhorar a postura e a mobilidade do braço aos três anos de idade. Em 2006, ela foi morar em Caxias do Sul com a família em busca de tratamento. Em 2017 iniciou a prática do taekwondo.

Principais conquistas de Maria Eduarda Machado Stumpf

- Copa Sul 2018 - Rio Grande do Sul: 2º lugar;
- Campeonato Brasileiro 2018 - São Paulo: 1º lugar;
- Campeonato Brasileiro 2019 - São Paulo: 1º lugar;
- Regional Sul 2019 - Santa Catarina: 1º lugar;
- Regional Sul 2021 - Santa Catarina: 1º lugar;
- Campeonato Brasileiro 2021 - São Paulo: 2º lugar;
- Paracergs 2021 - Rio Grande Do Sul: 1º lugar;
- Paralimpiadas Escolares 2021 - São Paulo: 1º lugar;
- Regional Sul 2022 - Rio Grande Do Sul: 1º lugar;
- Pan Americano 2022 - Rio de Janeiro: 3º lugar;
- Grand Prix 2022 – Paris: 3º lugar;
- Pan Am Series lll 2022 - São Paulo: 2º lugar;
- Grand Prix lll 2022 - Manchester, Inglaterra: 3º lugar;
- Qualification Tournament for Santiago 2023 Parapan American Games - Rio de Janeiro: 1º lugar;
- Pan Am Series II Para Taekwondo - Rio de Janeiro: 1º lugar.